OpenAI e Nvidia juntas para investimento bilionário em data centers

Sam Altman, da OpenAI, e Jensen Huang, da Nvidia, visitarão o Reino Unido na próxima semana. Eles compõe uma delegação de executivos que estará no país ao mesmo tempo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com informações do portal Bloomberg, as empresas citadas devem anunciar investimentos bilionários para a construção de novos data centers em território britânico. Para isso, elas devem firmar uma parceria com a Nscale Global Holdings Ltd.

Capacidades de IA britânicas devem ser ampliadas (Imagem: shutterstock/Pixels Hunter)

Nscale já atua no setor

Com sede em Londres, a Nscale foi fundada em 2024 com a promessa de investir na indústria de data centers do Reio Unido.

A empresa se comprometeu a destinar US$ 2,5 bilhões para o setor ao longo de três anos.

Já em abril deste ano, a companhia anunciou que pretendia levantar uma quantia de US$ 2,7 bilhões para construir infraestrutura de IA com base em uma parceria com a chinesa ByteDance.

Por conta disso, a parceria com OpenAI e Nvidia se torna ainda mais fundamental para o Ocidente, uma vez que reduziria a dependência da China.

Leia mais

Cientistas criam método para transformar calor de data centers em eletricidade

Meta fecha acordo bilionário para erguer um dos maiores data centers do mundo

Indígenas tentam barrar construção de data center do TikTok no Brasil

Nvidia quer ampliar seus negócios na Europa (Imagem: Chung-Hao Lee/Shutterstock)

Europa quer ter mais autonomia no setor de IA

Líderes políticos e empresariais europeus têm pedido mais investimentos em IA. Eles questionam a dependência de outros países e citam preocupações com a falta de autonomia tecnológica no continente.

Em janeiro, por exemplo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou um plano para turbinar a inteligência artificial com investimentos em data centers e chips. Ele também pediu a criação de “zonas de crescimento de IA”, onde os data centers podem obter aprovação de planejamento acelerada e acesso à rede elétrica.

Dona do ChatGPT também está interessada no mercado europeu (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, a OpenAI está procurando ampliar suas operações comerciais na Europa, onde enfrenta regulamentações muito mais rígidas. Em maio, a dona do ChatGPT anunciou o OpenAI for Countries, um plano para expandir seu projeto de data center Stargate no exterior.

Ainda segundo a reportagem, representantes da Nvidia e da OpenAI foram procurados, mas preferiram não comentar sobre o assunto. Também não houve nenhuma manifestação oficial da Casa Branca sobre os possíveis acordos.

O post OpenAI e Nvidia juntas para investimento bilionário em data centers apareceu primeiro em Olhar Digital.