Polícia prende hacker ligado a ameaças contra o youtuber Felca

Um hacker de 26 anos foi preso nesta terça-feira (16), em Pernambuco, acusado de invadir sistemas do governo e vender informações sigilosas para criminosos em todo o Brasil. Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, ele repassava dados a integrantes de uma quadrilha envolvida em fraudes. E também para o homem que ameaçou o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca.

A prisão faz parte da terceira fase da operação Medici Umbra, que também cumpriu mandados no Rio Grande do Norte e em São Paulo. Apontado pela polícia como “pilar técnico” do esquema, o suspeito teria extraído dados de sistemas estratégicos do Judiciário e da Polícia Federal, incluindo informações de milhões de chaves Pix e investigações sigilosas.

A investigação aponta que o hacker preso em Pernambuco era uma “fonte” de dados usada por criminosos. Ele repassava informações sigilosas para intermediários, que depois abasteciam plataformas clandestinas de consulta e ajudavam a sustentar esquemas de extorsão e ameaças online, segundo o G1.

Entre os beneficiados estava Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, preso em agosto em Olinda, acusado de vender acessos a sistemas de segurança e de chantagear vítimas – muitas delas menores de idade. Segundo a polícia, Cayo foi um dos responsáveis pelas ameaças ao youtuber depois que Felca publicou um vídeo denunciando abusos contra crianças e adolescentes na internet.

Esta matéria está em atualização…

O post Polícia prende hacker ligado a ameaças contra o youtuber Felca apareceu primeiro em Olhar Digital.