Primeira ferrovia 5G do mundo entra em operação

Operações automatizadas de trens, manutenção inteligente, além de infraestrutura e estações inteligentes. Esses são os benefícios esperados após a ligação da primeira rede ferroviária 5G comercial do mundo.

Localizada na Alemanha, ela combina sinais de rádio com a internet de alta velocidade. Isso permite a autocorreção e o monitoramento em tempo real do serviço, o que deve revolucionar o setor do transporte ferroviário.

Sistema promete revolucionar transporte ferroviário (Imagem: Right Perspective Images/Shutterstock)

Maior eficiência da rede

A implantação oficial do novo sistema aconteceu após uma série de testes bem-sucedidos realizados pela Nokia em parceria com a empresa de transporte alemã Deutsche Bahn. A ideia é que a tecnologia seja utilizada para padronizar a rede ferroviária do país.

Esta é considerada a primeira solução 5G comercial que utiliza a banda de espectro de 1900 MHz em ferrovias. Este é um marco que trará benefícios importantes, incluindo operações automatizadas de trens, manutenção inteligente, bem como infraestrutura e estações inteligentes.

Esta é considerada a primeira solução 5G comercial que utiliza a banda de espectro de 1900 MHz em ferrovias (Imagem: deepadesigns/Shutterstock)

A novidade permite que os sinais e equipamentos possam ‘conversar’ entre si instantaneamente e com maior segurança. Ela também possibilita a detecção de problemas antes de avarias na rede. Chamado de FRMCS, ele pode funcionar em todos os países e ser atualizado à medida que o 5G melhora.

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Primeira ferrovia 5G do mundo fica na Alemanha (Imagem: Kreativorks/Shutterstock)

Transformação digital das ferrovias europeias

A Nokia também está ajudando a ProRail, nos Países Baixos (Holanda) a modernizar sua rede móvel ferroviária nos próximos quatro anos.

O objetivo é tornar a rede segura e mais confiável, reduzir o tempo de inatividade e os custos de operação a longo prazo.

A ideia é também acelerar a transformação digital no setor ferroviário europeu.

A expectativa é que novos países do continente adotem o sistema no futuro.

As informações são do portal Interesting Engineering.

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