O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, pela segunda vez seguida, manter a taxa Selic em 15% ao ano na reunião desta quarta-feira, 17. É o mesmo patamar adotado desde junho.
O Banco Central indicou que essa taxa deve ser mantida por um período mais longo, conforme já havia sinalizado anteriormente.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
“O Copom entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”, diz um trecho do comunicado do BC. “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica a suavização das flutuações do nível de atividade econômica e o fomento do pleno emprego.”
O calendário do Copom para 2025 ainda prevê encontros nos dias 4 e 5 de novembro e
9 e 10 de dezembro.
Leia também: “O impacto do IOF chegou à previdência privada”, coluna de Carlo Cauti, publicada na Edição 287 da Revista Oeste
O processo de decisão do comitê ocorre a cada 45 dias, quando os integrantes do colegiado analisam dados sobre a economia nacional e internacional, liquidez e tendências dos mercados.
De acordo com o BC, “o cenário atual, marcado por elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária”.
“O Comitê seguirá vigilante, avaliando se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, continua a nota do BC.
O Copom destacou que a política monetária poderá sofrer ajustes no futuro. O Comitê afirmou que “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste, caso julgue apropriado”.
Banco Central interrompeu alta da Selic em julho
O Copom interrompeu o movimento de alta da Selic no mês de julho, quando manteve a taxa em 15%, mesmo patamar do mês anterior.
Ainda assim, a taxa representa o nível mais alto desde julho de 2006, quando chegou a 15,2% ao ano. Na ocasião, o Copom informou que manteria a pausa para avaliar os efeitos das medidas já implantadas.
O Comitê também afirmou que segue acompanhando os anúncios referentes à imposição de tarifas comerciais pelos EUA ao Brasil.
O post Banco Central mantém Selic em 15% apareceu primeiro em Revista Oeste.