Honda lança mini elétrico com preço acessível e característica única

Nós já falamos sobre os kei cars aqui no Olhar Digital. São modelos ultra compactos que fazem bastante sucesso no Japão. Se no Brasil, a preferência hoje é pelos SUVs, no país oriental o público gosta mesmo é dessas pequenas caixinhas de fósforo.

E esse gosto tem uma série de explicações. Há, claro, a questão cultural, mas também existem isenções fiscais e licenciamento facilitado para esse tipo de veículo. E eles funcionam extremamente bem para cidades com muita gente e pouco espaço. E são fáceis de estacionar!

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O atual líder de vendas entre os carros elétricos no Japão é justamente um kei car: o Nissan Sakura. O reinado dele, no entanto, parece com os dias contados.

Outra gigante do setor, a Honda, acaba de lançar um concorrente direto para o Sakura. E a montadora apostou num de seus modelos mais tradicionais. O Honda N-One existe há mais de 10 anos e sempre figura na lista de veículos mais vendidos do país.

O carro agora está disponível em uma versão e (de elétrica), com ótimas especificações técnicas e algumas características que o tornam único.

Pequeno, mas poderoso

Seu motor elétrico tem apenas 63 cavalos de potência, o que é padrão para todos os kei cars japoneses.

Pode parecer pouco, mas funciona muito bem, uma vez que esses veículos são muito leves.

Apesar de ter menos de 3,40 metros de comprimento, o Honda N-One e entrega um espaço interno razoável.

Ok, não dá para esparramar as pernas, mas o modelo tem um bom espaço interno para um kei car – Imagem: Reprodução/Honda

A montadora não informa a velocidade máxima, mas garante que ele atinge “velocidades de rodovia” (pode chegar tranquilamente aos 100 km/h).

A sua principal vantagem sobre o Nissan Sakura é a bateria de 29,3 kWh – o que lhe confere uma autonomia WLTP de 295 quilômetros.

É bem mais do que o Sakura, que tem uma bateria de 20 kWh que dura apenas 180 km com uma carga.

A Honda afirma ainda que o carregamento padrão do modelo leva 4 horas e meia.

Há ainda a opção de carregamento rápido CC de até 80%, que leva cerca de 30 minutos.

Vale destacar que, apesar de não ter nenhum item de luxo, o pacote básico do Honda N-One inclui ar-condicionado digital, central multimídia e tomadas acessíveis.

O painel é simples, porém extremamente funcional – Imagem: Divulgação/Honda

Agora, o grande diferencial do modelo é o seu sistema de carregamento bidirecional, batizado de Vehicle-to-Load, ou V2L.

Isso permite que o EV funcione como uma espécie de gerador portátil, podendo carregar eletrodomésticos, ferramentas elétricas e até mesmo casas inteiras!

Esse tipo de recurso tem se tornado cada vez mais comum no Japão, uma vez que o país sofre bastante com desastres naturais (e, consequentemente, com problemas no fornecimento de energia).

Nesse cenário, o Honda N-One e atua não somente como item de mobilidade, mas também como uma solução estratégica de infraestrutura.

E o preço?

A Honda leva ao mercado japonês duas opções principais. O modelo básico, que não suporta carregamento rápido e não possui tela sensível ao toque, sai a partir de JPY 2.699.400 (o que equivale a US$ 18.280). Fazendo a conversão, estamos falando de um EV que custa cerca de R$ 97 mil.

Já a versão premium, que tem até rodas de alumínio, sai a JPY 3.198.800 (aproximadamente US$ 21.660, ou R$ 115 mil).

Como dissemos acima, a Honda projetou o modelo especificamente para o mercado japonês e não há informações sobre o envio a outros países – o que é uma pena.

Os kei cars têm se mostrado, nas últimas décadas, uma solução de mobilidade bastante interessante por lá. Eles representam também uma espécie de atalho à eletrificação, pois, no geral, são carros mais baratos de serem feitos.

Esse é o antigo Honda N-Box movido a combustível (a novidade agora é a sua nova versão elétrica) – Imagem: Honda/Divulgação

Hoje, 40% de todos os veículos novos produzidos no Japão são kei cars. Uma fatia expressiva e que ajudaria a atenuar o problema do trânsito em várias metrópoles do mundo todo. Inclusive na sua.

As informações são do New Atlas.

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