Que venta muito no Nordeste brasileiro você já deve saber. E por isso mesmo a região abriga os maiores parques de energia eólica do Brasil. Pois agora a Bahia é casa da maior turbina eólica não só do país, mas das Américas.
O equipamento tem 220 metros de altura do solo até a ponta da pá, equivalente à altura de seis estátuas do Cristo Redentor, e pesa 1830 toneladas, correspondente a cerca de 1660 carros populares ou 44 Boeings 737.
Foi instalado no Parque Eólico Seabra, no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, no município de mesmo nome. A área é composta por três parques: Macaúbas (35,07 MW), Novo Horizonte (30,06 MW) e Seabra (30,06 MW), e opera com 57 turbinas eólicas, cada uma com capacidade nominal de 1,67 MW.
Energia limpa
Construído pela indústria brasileira WEG, com 7MW de potência instalada, a nova turbina pode gerar cerca de 2.500 MWh/mês, equivalente ao consumo anual de cerca de 15 mil residências brasileiras. A empresa prevê que o equipamento poderá ser produzido em série a partir da demanda do mercado por novos projetos eólicos.
A turbina foi encomendada pela Petrobras em um contrato assinado em 2023, que incluiu o desenvolvimento de tecnologias para a fabricação dos componentes do aerogerador, adequados às condições eólicas do país. Posteriormente, a Statkraft, responsável pelo Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, adquiriu o protótipo para instalar em seu parque.
A empresa é a maior geradora de energia renovável da Europa, produzindo energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. No Brasil, a companhia controla ativos renováveis que somam 2,2 GW de capacidade instalada, entre operações e projetos em construção.
Uma das vantagens do novo aerogerador é a redução do custo da energia, segundo a Petrobras. Com essa capacidade, produz mais eletricidade por unidade de área ocupada, reduzindo a necessidade de instalação de múltiplos aerogeradores. Isso também otimiza o uso do terreno e tende a diminuir os custos gerais de instalação e manutenção.
Leia Mais:
Petrobras pode ser referência global na transição energética, apontam estudos
China lidera avanço da energia solar no mundo com recorde de capacidade instalada
Indústria de petróleo enfrenta dilema entre lucro imediato e sustentabilidade
Ventos favoráveis
O primeiro aerogerador instalado no Brasil entrou em operação em 1992, no arquipélago de Fernando de Noronha. Nos dez anos seguintes, o setor pouco cresceu — não apenas por falta de incentivo do governo, mas também pelo alto custo da tecnologia, de acordo com a Associação de Energia Eólica (ABEEólica), fundada em 2002.
Foi a partir de 2009 que os ventos tomaram uma nova direção com o Leilão de Energia de Reserva (LER), abrindo caminho para novos investimentos. Agora, o Brasil conta com 1.143 parques eólicos em 12 estados, com quase 12 mil turbinas em operação. A energia eólica representa 16,4% da matriz energética brasileira.
A capacidade de geração de energia eólica atual poderia abastecer os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro por completo, atendendo mais de 36 milhões de pessoas, segundo a entidade. Além disso, 22% do país já é abastecido por essa fonte durante a “safra de ventos”, que vai de junho até o final do ano.
O post A maior turbina eólica das Américas está na Bahia! Conheça apareceu primeiro em Olhar Digital.