Meta abre espaço para apps de terceiros em óculos inteligentes

Em breve, a linha de óculos inteligentes da Meta devem ganhar mais recursos. A empresa vai permitir que desenvolvedores externos criem aplicativos para os modelos Ray-Ban e Oakley, de acordo com o Endgadget.

Até o momento, esses óculos só tinham algumas integrações limitadas, como o Spotify e o Audible. Com a novidade, a Meta espera que mais empresas lancem funções diferentes, deixando a experiência mais personalizada e aproveitando os recursos de inteligência artificial disponíveis.

Meta desenvolveu um kit de ferramentas que dará acesso aos recursos de seus óculos inteligentes a desenvolvedores. Crédito: Meta/Reprodução

Kit irá liberar recursos de viva-voz dos óculos com IA

A Meta está liberando para os desenvolvedores um novo kit de ferramentas que dá acesso aos recursos dos óculos. Com ele, será possível, por exemplo, usar os comandos de voz e os sensores internos do dispositivo.

Algumas empresas já estão testando a novidade. A Twitch trabalha em recursos de transmissão ao vivo pelos óculos, enquanto a Disney estuda formas de usá-los em seus parques para fornecer informações aos visitantes.

Mark Zuckerberg demonstrou o uso do novo Ray-Ban Meta Display (Imagem: Reprodução/YouTube/Meta)

Leia mais:

Óculos inteligentes da Meta chegam ao mercado, mas com valor elevado

Google, Apple e Meta disputam corrida pelo tradutor universal

Óculos inteligentes da Samsung vão competir com Ray-Bans da Meta 

“A primeira versão do kit irá abrir acesso a um conjunto de sensores no dispositivo”, afirma a Meta em nota. Isso permitirá que os desenvolvedores criem novos recursos com base na “perspectiva natural do usuário e a clareza do áudio e do acesso ao microfone sem fio” dos óculos.

Quais modelos de óculos inteligentes serão compatíveis?

Os aplicativos devem funcionar na primeira e segunda geração dos óculos Ray-Ban Meta. Kit estará disponível em 2026. Crédito: Divulgação/Meta)

De acordo com a Endgadget, os aplicativos também devem funcionar com a primeira geração dos óculos Ray-Ban Meta, mesmo sem tela. Já sobre os novos Ray-Ban Display, que contam com sobreposição de vídeo, a Meta não deixou claro se os desenvolvedores poderão criar recursos exclusivos para esse modelo.

O Kit de Ferramentas de Acesso a Dispositivos Vestíveis será lançado para um grupo limitado de desenvolvedores e ficará disponível para todos em 2026.

O anúncio foi feito durante o Meta Connect 2025, quando a empresa também apresentou três novos óculos inteligentes:

A segunda geração do Ray-Ban Meta.

Os esportivos Oakley Meta Vanguard.

E o Ray-Ban Display, com tela que permite sobrepor imagens e vídeos ao que o usuário está vendo.

Análise sobre os óculos da Meta

No Olhar Digital News desta quinta-feira (18), conversamos com Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação. Ele avaliou que as novidades da Meta estão entre os maiores lançamentos tecnológicos dos últimos anos.

O post Meta abre espaço para apps de terceiros em óculos inteligentes apareceu primeiro em Olhar Digital.