Conhecido como “disco rígido”, o HD é um componente de armazenamento e leitura de dados muito utilizado em PCs, notebooks, consoles e servidores. Ele serve para armazenar diferentes tipos de arquivos, como fotos, vídeos e documentos em geral.
Com o boom da inteligência artificial, no entanto, estes dispositivos tornaram-se ainda mais importantes. Agora, as grandes empresas do setor estão buscando cada vez mais espaço de armazenamento para os dados usados pela IA.
IA exige maior capacidade de armazenamento de dados
Segundo reportagem do The Wall Street Journal, os fabricantes de discos rígidos têm registrado um crescimento que seria impensável há alguns anos.
Sustentando este movimento está a necessidade cada vez maior de armazenamento de dados provocada pelo avanço da inteligência artificial.
Em seu último relatório financeiro, a Western Digital disse que o número de exabytes (que refere-se a um bilhão de gigabytes) de armazenamento enviado subiu para 190, um aumento de 32% em relação ao ano anterior.
O último grande impulso deste mercado ocorreu durante a pandemia de Covid-19.
Naquele momento, a obrigação de ficar em casa causou uma maior necessidade de armazenamento de dados.
Com o fim da crise sanitária, entretanto, a demanda caiu.
A receita global de discos rígidos despencou cerca de 30% em 2023, de acordo com levantamento da empresa Gartner.
Leia mais
Novo acordo do Reddit com Google pode mudar futuro da IA
Quais os tipos de HD? Veja qual o melhor para comprar
Até a Microsoft, uma gigante da IA, tem receios com a tecnologia
Projeções otimistas para o futuro
Segundo a reportagem, o boom da inteligência artificial faz com que as gigantes da tecnologia precisem usar cada vez mais dados para treinar os modelos de IA. E muitas tendem a mantê-los em discos rígidos em vez de excluí-los quando o trabalho termina.
Além disso, o uso da ferramenta gera muitos dados na forma de texto, imagens e, cada vez mais, vídeos que precisam ser guardados em algum lugar. O Google disse no mês passado que os usuários de sua ferramenta de filmagem Flow criaram 100 milhões de vídeos de IA nos três meses desde o lançamento em maio, exigindo uma enorme capacidade de armazenamento.
Não é surpresa, portanto, que o Gartner agora projete que a receita global de discos rígidos se aproxime da marca de US$ 24 bilhões (cerca de R$ 128 bilhões) no próximo ano. Isso é quase o dobro do registrado em 2023.
O post IA está impulsionando a demanda por HDs apareceu primeiro em Olhar Digital.