A crise climática exige a adoção de medidas urgentes. E neste cenário bastante desafiador a inteligência artificial pode ser uma importante aliada, segundo o chefe do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para Simon Stiell, a IA pode ajudar a tornar os sistemas de energia mais eficientes, além de desenvolver ferramentas para reduzir as emissões de carbono. No entanto, ele defende que os governos precisam regular a tecnologia.
ONU reconhece o valor da IA
Simon Stiell afirmou que a IA não é uma solução pronta.
E destacou que a adoção da tecnologia traz riscos.
No entanto, defendeu que ela também pode ser um divisor de águas.
E fez um apelo: “Se você administra uma grande plataforma de IA, alimente-a com energias renováveis e inove para impulsionar a eficiência energética”.
O representante da ONU ainda ressaltou que “feita corretamente, a IA libera a capacidade humana, não a substitui”.
As informações são do The Guardian.
Leia mais
Amazon defende: IA pode ser aliada na luta contra as mudanças climáticas
Esta IA pode avaliar riscos de deslizamentos de terra
Meta de big techs de zerar carbono está descolada da realidade, aponta estudo
Oportunidades econômicas
Em declaração realizada nesta segunda-feira (22), na véspera da Assembleia Geral da ONU, Stiell comemorou o avanço da energia renovável. Também disse acreditar que os governantes estão prontos para se comprometer com compromissos sobre a redução de carbono.
Por fim, fez uma defesa robusta da diplomacia climática, especialmente diante da hostilidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando o assunto é a crise do clima. E lembrou que existem diversas oportunidades econômicas.
De acordo com uma pesquisa publicada na segunda-feira pelo Acelerador de Transição Industrial, mais de 700 instalações industriais de baixo carbono estão em planejamento e desenvolvimento em todo o mundo. No entanto, apenas 15 obtiveram o financiamento necessário para entrar em plena operação.
O post IA traz riscos, mas ajudará a combater crise climática, diz ONU apareceu primeiro em Olhar Digital.