Uma nova brincadeira por meio de uma IA do Google tem tomado conta das redes sociais: é a trend da foto studio, uma geração de imagem que tem como referência ensaios fotográficos feitos em estúdios de verdade (“studio” em inglês). Nas próximas linhas, o Olhar Digital traz informações sobre a tendência e como entrar nessa onda.
O que é a trend de foto studio?
A trend da foto studio é uma maneira que as pessoas encontraram para utilizar a Inteligência Artificial (IA) Gemini, do Google, que faz uso da tecnologia recém-lançada, Nano Banana, para transformar uma selfie normal em uma fotografia com estética profissional de estúdio.
Dessa forma, os usuários estão ficando encantados com a capacidade que a ferramenta tem de gerar imagens que se assemelham a catálogos de moda, trazendo um fundo preto, luzes frias e quentes e dando maior destaque à silhueta do rosto e corpo.
Leia mais:
Canva x Nano Banana: qual das duas ferramentas usar?
Google Gemini ou Microsoft Copilot? Veja qual o melhor para você
5 dicas para usar o Modo IA do Google
Como elaborar o prompt para solicitar a trend de foto studio no Gemini?
O prompt que vem sendo utilizado é extenso e detalhado, mas precisa ser ajustado conforme suas características físicas e também ao estilo que deseja que a imagem seja criada. O texto abaixo já foi modificado pelo Olhar Digital conforme as características da pessoa da foto que será utilizada no tutorial na sequência deste conteúdo.
Retrato pessoal de alta qualidade, ultrarrealista da pessoa na foto anexada, preservando sua fisionomia, idade que aparenta ter, tom de pele, gênero, cabelo, olhos e expressão.
Negativos: Não distorcer traços, sem mudanças de idade ou gênero, sem pele plástica, sem roupas inventadas (salvo o fallback indicado), sem dedos extras ou ausentes, sem ruído, sem textos nem marcas d’água.
Texturas de pele, cabelo e tecido fotorrealistas.
Sujeito principal: Um homem de cabelo quase raspado em degradê na cor preta. O cabelo deve receber uma iluminação intensa na parte de trás, fazendo um halo dourado luminoso que entra em contraste com o fundo escuro da imagem.
Expressão e pose: Ele coloca o rosto em direção à câmera, com o olhar direto mas parcialmente coberto por sombras. Sua boca precisa estar levemente entreaberta, adicionando um ar expressivo e íntimo à imagem. A camisa bege-claro dá um destaque ainda maior ao modelo da fotografia. Iluminação: Contraluz muito forte e quente, provavelmente com um gel amarelo/laranja, que envolve o contorno da cabeça.
Uma fonte secundária fria (luz azul/verde) proporciona iluminação ao rosto e parte do ombro, gerando um contraste de cores complementares (quente no cabelo, frio na pele).
A cor preta deve ser a de fundo, dando um isolamento completo ao modelo.
Cor e atmosfera: A imagem explora um esquema bicolor quente-frio. O resultado é dramático, cinematográfico e com um toque etéreo.
Lente: fixa (prime), entre 50mm e 85mm em formato full frame.
Isso se deduz pela suave compressão do rosto e dos ombros, típica de lentes de retrato.
Abertura ampla (f/1.4 – f/2.8).
Estilo fotográfico: Retrato artístico com forte intenção dramática.
Como gerar a foto studio pelo Gemini?
Realizamos um tutorial mostrando como gerar a imagem pelo Gemini com a tecnologia Nano Banana. Porém, vale destacar que o passo a passo é muito parecido com o realizado por meio do navegador no PC. Veja a seguir!
Tempo necessário: 5 minutos
Acesse o aplicativo em seu celular e toque no ícone de filtros
Selecione a opção “Crie imagens” e vá no símbolo “+”
Escolha de onde você deseja fazer o upload da foto que será transformada, selecione a imagem e toque em “Concluir”
Insira o prompt e vá no ícone de enviar
Então, aguarde o resultado em poucos segundos.
O post Como usar o Nano Banana do Google para fazer foto profissional pelo celular apareceu primeiro em Olhar Digital.