A partir desta terça-feira, 23, a Meta amplia as possibilidades de comunicação na no aplicativo WhatsApp ao liberar para usuários uma ferramenta de tradução instantânea. Inicialmente, o recurso chega para os sistemas Android, em seis idiomas, incluindo o português, e iOS, em 19 línguas. A empresa garante que fará adições em breve.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
“Esperamos que esse recurso ajude a quebrar as barreiras linguísticas e permita que os usuários se conectem mais profundamente com seus amigos, familiares e comunidades ao redor do mundo”, escreveu a Meta, em comunicado.
O novo recurso estará disponível para diferentes tipos de interação, como mensagens diretas, conversas em grupo e atualizações de canais. A dona do WhatsApp explicou que, para quem usa Android, as opções de tradução contemplam inglês, espanhol, hindi, português, russo e árabe. Já no iPhone, além dessas, entram coreano, francês, italiano, japonês e outros idiomas.
Privacidade e funcionamento da tradução no WhatsApp
A funcionalidade permite que usuários de Android ativem a tradução automática para uma conversa completa. Assim, garante que todas as mensagens futuras nesse chat recebam tradução sem necessidade de repetição do processo. A empresa informou que as traduções acontecem no próprio aparelho e reforçou o alto grau de privacidade das conversas.
“As traduções de mensagens foram projetadas para proteger a privacidade dos seus bate-papos”, afirmou a Meta. “É por isso que as traduções ocorrem no seu dispositivo, onde o WhatsApp não pode vê-las.”
Leia também: “O K-Pop e a escola Netflix”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 288 da Revista Oeste
Para utilizar a nova função, o usuário precisa pressionar e segurar a mensagem recebida em outro idioma, selecionar a opção “Traduzir”, escolher o idioma desejado. Se for o caso, pode baixar o pacote para futuras traduções.
O post Tradução instantânea chega ao WhatsApp; veja como usar apareceu primeiro em Revista Oeste.