Instabilidades no sistema Pix atingem clientes de bancos como Nubank, Itaú, Santander, Bradesco e C6 Bank nesta segunda-feira, 29. O serviço, amplamente utilizado para transferências e pagamentos, apresenta problemas desde o início do dia, mas o pico de reclamações aconteceu no final da manhã.
Segundo a plataforma Downdetector, especializada no monitoramento de serviços on-line, foram registradas mais de 9 mil queixas relacionadas ao Pix por volta das 11h24. A maioria dos relatos envolve dificuldades para efetuar pagamentos.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Banco Central e instituições financeiras não esclarecem causas
O Banco Central, responsável pela gestão do Pix, foi questionado sobre a origem da instabilidade, mas não divulgou explicações até o momento. Bancos mencionados nas reclamações também foram procurados, sem retorno sobre a situação até a publicação da matéria.
Situação semelhante ocorreu em fevereiro, quando uma falha no mecanismo de consulta às chaves do Pix provocou instabilidade. Na ocasião, o Banco Central informou ter identificado e solucionado o erro, restabelecendo o serviço rapidamente e minimizando impactos aos clientes.
Bancos comentam falha do Pix
Em resposta a um cliente no X, o Itaú disse estar ciente da falha. “Nossa equipe está cuidando de tudo para realizar os ajustes necessários o quanto antes.” O Santander, também via rede social, declarou: “Sentimos muito por isso e vamos resolver o quanto antes. Por favor, tente de novo mais tarde.”
O post Pix fica instável nesta segunda-feira, 29 apareceu primeiro em Revista Oeste.