No sul da Bahia, a região entre Ilhéus e Uruçuca preserva a cultura e a história do plantio tradicional do cacau. Ali, a chamada Rota do Cacau ou Estrada do Chocolate guarda fazendas dedicadas à plantação do fruto no sistema cabruca, onde o cacaueiro cresce à sombra de árvores nativas remanescentes.
Junto a Canavieiras, Itacaré, Una e Itabuna, o roteiro pode abranger ainda as belas praias da chamada Costa do Cacau. Sem falar do aspecto cultural: a região é onde cresceu Jorge Amado, que sempre fez questão de retratar a complexidade do ciclo econômico do cacau. O escritor inclusive dá nome a um setor do Centro Histórico, a uma rua e a uma casa de cultura em Ilhéus, cenário de livros como Gabriela, Cravo e Canela.
Fazendas de cacau entre Ilhéus e Uruçuca
Ilhéus é recheada de fazendas de cacau e algumas delas recebem visitantes interessados em aprender sobre o fruto e até adoçar a viagem com uma degustação.
A mais próxima da cidade é a Fazenda Yrerê, aberta de segunda-feira a sábado, que realiza tours de duas horas pela manhã focados na forma tradicional de cultivo do cacau, o método cabruca. Há ainda degustação de chocolates e a possibilidade de comprar derivados, como geleia de mel de cacau e nibs de cacau.
A 34 km da Fazenda Yrerê, está a Fábrica Mendoá Chocolates. O diferencial é a possibilidade de conhecer, além do plantio, o processo industrial até a barra pronta para consumo, incluindo fermentação, torra e preparo. No fim, há uma degustação não só de chocolate, mas também de suco e mel de cacau.
A Dengo, marca de chocolates queridinha do momento, compra o fruto de mais de 200 famílias da Costa do Cacau e revela seu processo produtivo na Fazenda Condurú com a experiência “Dengo Origem“. Além da tradicional degustação, o tour permite visitar um viveiro e aprender sobre o processo de plantio e enxertia, assim como todo o restante da produção do chocolate.
Capela Velha, mais afastada, é uma das mais antigas fazendas de cacau, datando do século 19. A propriedade viveu a época em que o cacau era o principal produto baiano e também a crise da vassoura-de-bruxa, doença fúngica que destruiu várias plantações em 1990. Nessa época, a fazenda foi abandonada – e a compra por outro produtor aconteceu em 2011. Toda essa trajetória é narrada durante a visita.
Uma publicação compartilhada por Passeios em ilhéus – Agência de turismo (@ilheuspasseios)
O que fazer em Uruçuca
Bem perto da Fazenda Capela Velha, Uruçuca traz variedade ao roteiro. Ali estão praias com manguezais e mata nativa, além do Parque Estadual da Serra do Conduru e a Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande no entorno, que, juntos colocam o município como um dos locais com maior biodiversidade do Brasil.
Uma publicação compartilhada por Fazenda Independencia (@fazendaindependencia.ba)
Uma opção de fazenda de cacau em Uruçuca é a Fazenda Independência, que realiza visita guiada à plantação, além degustação do fruto e derivados.
Em Serra Grande, distrito de Uruçuca, há 20 km de litoral para desbravar: alguns destaques são a Prainha, a 1 km da praça central; Pé da Serra, a 4 km; e Praia de Sargi, a 6 km.
A Prainha é a mais movimentada, com enseada de águas calmas e cristalinas, que formam piscinas naturais em maré baixa. Já Pé da Serra é destinada ao surfe, embora tenha também cabanas de moradores e jangadas pesqueiras, paisagem que confere um ar bucólico ao local. Repleta de coqueiros, Sargi, por sua vez, é uma ótima opção para quem busca um lugar mais afastado e calmo. Apesar de ser mais distante do centro, tem quiosques e hospedagens à beira-mar.
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro