A adoção da inteligência artificial pode impulsionar a economia de forma global. Na América Latina, por exemplo, o uso destas ferramentas promete acelerar a inovação e transformar o mercado, gerando grandes oportunidades de crescimento.
As previsões fazem parte de um estudo divulgado pela Oracle. Segundo o trabalho, intitulado “A Nova Era da IA: da inovação aos resultados reais”, a tecnologia tem potencial de adicionar até US$ 1 trilhão ao PIB da região até 2038.
Brasil deve liderar movimento
Um dos grandes protagonistas deste crescimento é o Brasil.
O levantamento revela que 80% dos bancos brasileiros já utilizam IA generativa.
A adoção da ferramenta resulta em um aumento médio de 11,4% na eficiência operacional.
Até 2027, 25% do orçamento de TI das maiores empresas da região será destinado a IA.
Esses avanços indicam que a tecnologia está não apenas modificando processos internos, mas também reconstruindo a forma como as empresas atuam em setores estratégicos, como saúde, varejo e serviços financeiros.
Leia mais
IA aquece economia, mas esfria mercado de trabalho
Brasil aposta na IA para melhorar serviços públicos
IA para Todos: aprenda Inteligência Artificial de forma prática e sem complicação
IA pode revolucionar o mercado de trabalho
Outro dado apresentado no estudo é o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho. De acordo com a Oracle, a ferramenta tem o potencial de transformar até 40% das horas de trabalho na região.
Este cenário, destaca o levantamento, reforça a urgência da requalificação para capacitar profissionais às novas demandas do mercado. Ainda exige um equilíbrio entre inovação, cultura corporativa e desenvolvimento.
Mais do que uma transformação tecnológica, a IA é uma oportunidade de reposicionar empresas e mercados. Ao conectar startups, inovação e grandes empresas, estamos vendo soluções criativas e eficazes que já estão redefinindo setores como saúde e serviços financeiros no Brasil.
Marcelle Paiva, Vice-Presidente do Data & AI Hub da Oracle para a América Latina
O post IA pode gerar até US$ 1 trilhão ao PIB da América Latina, aponta relatório apareceu primeiro em Olhar Digital.