O chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a inteligência artificial está transformando a noção de criatividade, permitindo que mais pessoas criem e publiquem conteúdo em escala, mesmo sem grandes recursos.
Durante a conferência Bloomberg Screentime, ele disse que a IA reduz “o custo de produção de conteúdo a quase zero”, assim como a internet fez com a distribuição.
No entanto, alertou para o lado negativo: a proliferação de vídeos falsos e conteúdos manipulados, o que exigirá uma nova alfabetização digital, especialmente entre as crianças.
Leia mais:
4 maneiras de filtrar conteúdo no Instagram
Stalker Insta: como saber quem viu seu perfil no Instagram grátis
15 anos do Instagram: como a rede mudou a nossa comunicação
Meta precisa sinalizar IA com mais precisão
Mosseri reconheceu que a Meta ainda precisa aperfeiçoar seu sistema de rotulagem de conteúdo gerado por IA, que hoje marca incorretamente materiais reais como artificiais.
Ele defendeu a criação de mecanismos de contextualização colaborativa, como o sistema de Notas da Comunidade, para ajudar o público a identificar o que é real ou sintético.
O executivo também sugeriu que a distinção entre conteúdo orgânico e artificial tende a desaparecer, já que muitos criadores usam IA apenas em partes do processo — como filtros ou correções —, criando um cenário “híbrido”.
Instagram seguirá tendo o Reels como foco
Além da IA, Mosseri comentou que o Instagram continuará priorizando Reels e mensagens diretas, e avaliou que a presença do TikTok é positiva para a concorrência, forçando a Meta a inovar.
Ele também disse que a “nova operação” do TikTok nos EUA deve manter a estrutura e os incentivos da versão original.
O post Chefe do Instagram valoriza IA como ferramenta para ser criativo apareceu primeiro em Olhar Digital.