Aldeia Velha: trilhas e observação de animais no interior do Rio de Janeiro

O distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim, oferece um ambiente pacato, com chão batido e muita natureza para ver a apenas duas horas do Rio de Janeiro. Ideal para quem busca ecoturismo, é um dos únicos lugares dão a chance de ver o mico-leão-dourado de perto.

A 136 km da capital, esse destino na Região dos Lagos conta com vários recantos de camping, cachoeiras e reservas, além de trilhas de diferentes níveis de dificuldade – trilheiros encontram até uma opção de longo percurso, ligando Aldeia Velha a Lumiar, distrito serrano de Nova Friburgo.

Os micos-leões de Aldeia Velha

Aldeia Velha é lar da Reserva Biológica Poço das Antas, destinada à conservação do mico-leão-dourado, endêmico e ameaçado de extinção. Por sinal, é a primeira reserva biológica do Brasil, com 51 anos de conservação, mas não tem visita permitida. Mesmo assim, em um local próximo, o Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado também faz o trabalho de conservação da espécie em 151 hectares e oferece visitas guiadas e uma série de atrações naturais.

Para quem está de olho em trilhas e avistamento dos animais, o parque oferece o percurso “na Trilha do Mico”, acompanhado por pesquisadores da associação. Outra opção é a Trilha do Jequitibá, com 600 metros, que dá uma oportunidade de ver os anfíbios que habitam a área – o nome vem do jequitibá de 15 metros de altura que marca o fim do trajeto.

Já a Trilha dos Vinháticos passa no meio da floresta, por uma antiga represa e várias árvores nativas de até 20 metros. A trilha é leve e de fácil acesso, mas um pouco mais longa: 1,1km.

Continua após a publicidade

Caso esteja acompanhado de crianças, a trilha Circuito do Lago é a mais fácil, desembocando em um espelho d’água e árvores que se misturam às bromélias. Ideal para ver pássaros, com só 500 metros de distância.

O Circuito Mico-Leão-Dourado é o percurso mais longo, com 3,5 km e dificuldade moderada. A vantagem é que ela passa por todas as atrações do parque. No percurso, está o já citado lago, o Mirante do Viaduto Vegetado, que dá vista a toda a reserva Poço das Antas, e a Torre da Restauração, que possui 15 metros de altura e 54 degraus. O funcionamento é de quinta a sábado das 8h30 às 16h e somente com agendamento prévio de no mínimo 48 horas pelo Whatsapp (22) 99750-7749.

Atrativos naturais

Um atrativo muito procurado no distrito é a Reserva Particular de Patrimônio Natural Bom Retiro. O espaço une uma fazenda à vegetação conservada e conta, além de trilhas, com projetos de educação ambiental.

Continua após a publicidade

A área compreende quase 500 hectares de Mata Atlântica. Embora nem tudo seja explorável, é uma visita que dá a oportunidade de tomar banho nos rios e duchas naturais. A depender do dia, a reserva também oferece atividades como música ou observação de estrelas, com acompanhamento de astrônomos.

Há também cachoeiras para visitar, como o caso da Cachoeira das Andorinhas, a 3,7 km de Aldeia Velha: uma queda d’água de 19 metros onde, apesar de não haver acesso para banho, pode-se praticar rapel. Ou, ainda, a Cachoeira das Sete Quedas, que fica um pouco mais longe, a 40 km, mas conta com passeio a cavalo e jipe.

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade