A Apple anunciou nesta quarta-feira (15) o novo MacBook Pro de 14 polegadas, agora equipado com o chip M5, que marca o “próximo grande salto” em desempenho de inteligência artificial (IA) para o Mac. O modelo promete até 3,5 vezes mais performance em tarefas de IA, gráficos até 1,6 vez mais rápidos e autonomia de até 24 horas de bateria.
O M5 traz uma CPU mais veloz e eficiente, GPU de 10 núcleos com acelerador neural dedicado e um Neural Engine aprimorado de 16 núcleos, que acelera fluxos de trabalho de aprendizado de máquina, modelagem de dados e edição de vídeo com IA. O novo notebook também estreia o macOS Tahoe, que traz melhorias de produtividade, tradução em tempo real e integração mais ampla com o iPhone.
Além do MacBook Pro, a Apple também apresentou nesta quarta-feira (15) os novos iPad Pro e Apple Vision Pro.
Avanços no desempenho e na IA com o chip M5
De acordo com a Apple, o M5 representa o “próximo grande salto em IA para o Mac”. A nova GPU inclui um Neural Accelerator em cada núcleo, permitindo ganhos de até 3,5 vezes no desempenho de IA em relação ao chip M4 e até 6 vezes em comparação com o M1.
O notebook executa modelos locais de aprendizado de máquina com mais eficiência, acelerando tarefas em apps como Draw Things, que gera imagens via difusão, e LM Studio, usado para modelos de linguagem de grande escala. Além disso, o SSD está duas vezes mais rápido do que o da geração anterior e pode ser configurado com até 4 TB de armazenamento.
“O MacBook Pro continua sendo o melhor notebook profissional do mundo. E, hoje, o modelo de 14 polegadas fica ainda melhor com a chegada do chip M5”, afirmou John Ternus, vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware da Apple. “O M5 oferece um enorme ganho de desempenho gráfico e acelera tarefas exigentes para estudantes, criativos, desenvolvedores e profissionais corporativos.”
Desempenho gráfico e processamento aprimorados
A CPU de 10 núcleos do M5 oferece desempenho 20% superior em multitarefa em relação ao M4, com respostas mais rápidas em apps criativos e de programação. Já a GPU proporciona gráficos até 1,6 vez mais rápidos em softwares profissionais e taxas de quadros até 1,6 vez maiores em jogos.
Segundo a Apple, a renderização 3D no Blender ficou até 6,8 vezes mais rápida em comparação ao modelo com chip M1, e a otimização de vídeo com IA no Topaz Video é até 7,7 vezes mais veloz.
Comparação com Macs anteriores
Para quem ainda usa modelos com processador Intel ou chip M1, o salto de desempenho é significativo. O novo M5 entrega desempenho de IA até 86 vezes maior que o de Macs com Intel e até 6 vezes melhor que o de Macs com M1.
A autonomia também evoluiu: a Apple promete até 14 horas a mais em relação aos modelos com Intel e até 4 horas adicionais frente ao M1, chegando a quase 24 horas de uso. Segundo a empresa, o notebook mantém o mesmo desempenho tanto ligado na tomada quanto na bateria e oferece recarga rápida de 50% em 30 minutos com adaptador de 96 W ou superior.
Recursos e design
O MacBook Pro de 14” mantém a tela Liquid Retina XDR com brilho de até 1.600 nits em HDR e opção de vidro nano-texture. Ele inclui câmera Center Stage de 12 MP, microfones com qualidade de estúdio e sistema de som com seis alto-falantes compatível com Áudio Espacial.
Outros diferenciais incluem mais largura de banda de memória (150 GB/s) e duas portas Thunderbolt, além de melhorias no modelo preto-espacial, que recebeu tratamento anodizado especial.
macOS Tahoe e Apple Intelligence
O novo macOS Tahoe traz um visual redesenhado e novos recursos de produtividade. O Spotlight ficou mais inteligente e permite executar ações diretamente da busca, enquanto o app Telefone agora permite acessar chamadas recentes e mensagens pelo Mac.
A Apple Intelligence, em fase beta, chega integrada ao sistema com foco em privacidade e inclui a Tradução ao Vivo, capaz de traduzir texto e áudio em tempo real em apps como Mensagens, FaceTime e Telefone. A IA da Apple está disponível com suporte ao português (Brasil) e outros oito idiomas.
Leia mais:
Quais MacBooks vão atualizar para o macOS 26?
Vale a pena trocar seu notebook da Apple por um MacBook Pro com chip M4?
Conheça 4 aplicativos essenciais para instalar em qualquer MacBook
Sustentabilidade e produção
O novo MacBook Pro é feito com 45% de materiais reciclados, incluindo 100% de alumínio na estrutura, 100% de metais de terras raras nos ímãs e 100% de cobalto reciclado na bateria. Segundo a empresa, o produto é montado com energia renovável e enviado em embalagens de fibra reciclável, alinhado ao plano Apple 2030, que busca neutralizar as emissões de carbono até o fim da década.
Preço e disponibilidade
A pré-venda do novo MacBook Pro de 14 polegadas com chip M5 começou nesta quarta-feira (15) em 30 países e regiões, incluindo os Estados Unidos. As entregas começam em 22 de outubro.
No Brasil, o preço inicial é de R$ 19.999, ou R$ 18.799 com desconto para educação, nas cores preto-espacial e prateado. Por aqui, a Apple ainda não revelou quando o produto estará disponível, nem data para início da pré-venda, afirmando apenas que a disponibilidade poderá ser conferida “em breve”.
O post Apple lança novo MacBook Pro com chip M5 e foco em IA apareceu primeiro em Olhar Digital.