O Reino Unido ainda não tem táxis autônomos rodando nas ruas… mas isso deve mudar em breve. A Waymo, de propriedade da Alphabet (mesma controladora do Google), quer lançar um serviço de robotáxis em Londres já no ano que vem.
A empresa deve começar os testes com veículos supervisionados nas próximas semanas.
Concorrência para os táxis pretos
A Waymo já testa seus táxis autônomos em algumas cidades dos Estados Unidos. Agora, a empresa quer expandir sua atuação internacional e espera lançar um serviço de transporte totalmente autônomo em Londres na primavera de 2026 (entre março e junho).
A Lei de Veículo Automatizados de 2024, que regula esse tipo de transporte por lá, entra em vigor no final de 2027. Inicialmente, o serviço será um projeto piloto, que deve entrar em operação oficialmente apenas depois.
Na ocasião do lançamento oficial, os robotáxis estarão disponíveis através de um aplicativo da Waymo. De acordo com o site The Verge, a frota será mantida por uma empresa chamada Moove, que também gerencia os carros em Phoenix, Austin e, em breve, Miami.
Robotáxis estarão nas ruas de Londres nas próximas semanas
Mesmo antes de 2026, a Waymo já tem planos para os robotáxis em Londres. A companhia afirmou que vai implementar veículos autônomos supervisionados, com motoristas ao volante, para coletar dados na cidade nas próximas semanas.
A investida da empresa na Inglaterra não é de hoje. No mês passado, o site The Telegraph publicou que a Waymo havia começado a anunciar vagas para funcionários em Londres, incluindo líderes e engenheiros.
Leia mais:
Carro sem motorista faz conversão proibida e polícia não sabe como aplicar multa
Waymo testa integração de robotáxis com transporte público nos EUA
Robotáxis, ônibus autônomos… como esses veículos serão supervisionados?
Esforço internacional da Waymo não é só em Londres
A Waymo, que já está presente nos Estados Unidos, está trabalhando em sua expansão internacional – e Londres não é a única cidade fora dos EUA a receber os robotáxis;
A empresa enviou duas dúzias de táxis para Tóquio, no Japão, para testes. No entanto, não há planos oficiais de estrear um serviço de transporte por lá;
Internacionalmente, a vida não deve ser fácil. Segundo o The Verge, a Uber está trabalhando com a startup britânica Wayve para testar robotáxis na cidade no ano que vem – ou seja, concorrência.
A Wayve, inclusive, deve receber um investimento bilionário da Microsoft. Saiba os detalhes aqui.
O post Os icônicos táxis pretos de Londres ganharão a concorrência de robôs apareceu primeiro em Olhar Digital.