Pesquisadores do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia estão realizando uma série de escavações em Karahan Tepe. Este é um sítio arqueológico neolítico localizado próximo ao famoso Göbekli Tepe e datado de cerca de 10 mil a.C.
Os trabalhos indicam que o local pode ter sido um dos primeiros assentamentos permanentes da humanidade, construída por caçadores-coletores antes do desenvolvimento da agricultura. Além disso, pode ser o berço de um antigo rosto humano esculpido em pedra.
População da época já sabia criar relevos em pedra
Em comunicado, os pesquisadores afirmaram ter encontrado, pela primeira vez no local, uma pedra em forma de T representando um rosto humano.
A figura apresenta um nariz robusto.
A descoberta sugere que os antigos habitantes da região tinham algum senso de autoexpressão.
Além disso, eram capazes de criar relevos em pedra que refletiam a realidade.
Leia mais
Rosto de múmias colombianas é revelado pela primeira vez; veja
DNA é usado para recriar rostos de homens de povo ‘perdido’
Rosto de mulher da Idade da Pedra é recriado a partir de DNA
Importância do sítio arqueológico
Descoberto pela primeira vez em 1997, Karahan Tepe reúne fileiras de pilares de pedra esculpidas com misteriosas figuras humanas e representações de animais. Os objetos sugerem a existência de uma cultura perdida que prosperou muito antes das pirâmides ou de Stonehenge.
Acredita-se que sítios megalíticos complexos como este só tenham sido possíveis depois que o homem dominou a agricultura. Isso teria permitido que os antigos humanos produzissem seus próprios alimentos e pudessem se estabelecer em um local fixo.
No entanto, Karahan Tepe desafia essa lógica. Isso porque a datação aponta que a criação das estruturas aconteceu antes da Primeira Revolução Agrícola. Esta conclusão também significa que os objetos estão entre as primeiras as criações artísticas do período Neolítico.
O post Primeiro autorretrato? Rosto humano esculpido em pedra é descoberto na Turquia apareceu primeiro em Olhar Digital.