Crianças podem criar livro próprio com este novo agente de IA 

A imaginação criativa das crianças acaba de ganhar uma aliada tecnológica para transformar pensamentos em histórias para leitura. O agente de inteligência artificial ImaginAÍ! cria livros personalizados com texto e imagens.

A ferramenta gratuita foi projetada para unir pais, cuidadores, filhos e educadores. Em um processo lúdico e intuitivo, o usuário insere suas ideias e a IA generativa desenvolve uma narrativa completa, acompanhada de ilustrações exclusivas. 

É um recurso particularmente útil para criar o hábito de leitura entre os mais jovens. No Brasil, apenas 47% da população com 5 anos ou mais pode ser considerada leitora, menor índice já registrado desde 2007, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro realizada em parceria com o IPEC.

É possível pedir uma história surpresa e deixar a IA criar tudo sozinha (Imagem: Reprodução)

Apesar disso, as crianças continuam sendo o grupo etário que mais lê no Brasil. Entre 5 e 10 anos, a média é de 7,27 livros por ano. Na faixa dos 11 a 13 anos, o número é de 7,56 livros, enquanto os adolescentes de 14 a 17 anos leem, em média, 6,20 obras anuais. E a família é determinante no processo: entre as crianças de 5 a 10 anos, 61% afirmam que o gosto pela leitura foi estimulado pela mãe ou responsável do sexo feminino. Entre 11 e 13 anos, esse índice é de 54%.

Como criar o livro?

O processo é simples: basta dar o comando inicial escolhendo a faixa etária da criança, nome do protagonista, personagem e tema, ou pedir uma história surpresa e deixar a IA criar tudo sozinha. A partir daí, a tecnologia cuida do resto. Enquanto a história é criada, um jogo interativo entretém a criança ou os pais. Ao final, é possível ler a história ou ouvir em áudio. O livro digital pode ser baixado em PDF.

O livro digital pode ser baixado em PDF (Imagem: AYA Books/Divulgação)

O lançamento pioneiro é da biblioteca on-line AYA Books e faz parte das celebrações do mês das crianças. Disponível para download nas lojas virtuais do Android e iOS, a plataforma opera em dois modelos: o gratuito, que disponibiliza um acervo de mais de 500 títulos de domínio público, e o de assinatura mensal a partir de R$9,90 com acesso livre e ilimitado aos mais de 20 mil títulos do acervo.

Leia Mais:

Modelo da Apple promete respostas de IA até 128 vezes mais rápidas

Reino Unido: maioria dos funcionários já usa IA sem o patrão saber

OpenAI seguirá xAI e lançará ChatGPT com função adulta

Enquanto a história é criada, um jogo interativo entretém a criança ou os pais (Imagem: AYA Books/Divulgação)

IA para escritores

Para adolescentes e adultos, há uma série de ferramentas de IA que auxiliam no processo de elaboração de um livro ou criação de conteúdo. Veja abaixo algumas opções.

EbookMaker.ai: usuários podem criar e-books a partir de um resumo, adicionando imagens e áudios personalizados;

Sudowrite: plataforma utiliza modelos de linguagem para escrever romances do começo ao fim em apenas uma semana, oferecendo recursos que destravam o “bloqueio criativo”;

Clarice.ai: ferramenta de IA usada para revisar, editar e humanizar textos em português do Brasil, focada em escritores;

Jasper.ai: IA que auxilia na criação de conteúdos gerais, unificando experiência de marca e automatizando processos de marketing;

AI Book Generator: plataforma que gera e-books em até 20 minutos a partir de instruções do usuário.

O post Crianças podem criar livro próprio com este novo agente de IA  apareceu primeiro em Olhar Digital.