Ter dias estressantes e noites mal dormidas faz parte da rotina para muitas pessoas. Mesmo mantendo hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, nem sempre é fácil relaxar ao final do dia.
Nesses momentos, o chá feito a partir da raiz da Valeriana officinalis pode ser um aliado, ajudando a acalmar a mente e favorecer o sono.
Segundo a nutricionista Natashe Nassif, a planta contém compostos bioativos como ácido valerênico, valepotriatos e flavonoides, que atuam no sistema nervoso central promovendo efeito calmante e sedativo leve.
“Esses compostos ajudam a aumentar a disponibilidade de GABA, um neurotransmissor responsável por reduzir a excitabilidade neuronal, favorecendo o relaxamento muscular e a indução ao sono natural”, explica.
Leia também
Para tomar antes de dormir: chá relaxa e melhora a flora intestinal
Confira 5 chás anti-inflamatórios que podem ajudar a flora intestinal
Descubra o chá que ajuda a dormir melhor e regula o açúcar no sangue
Como preparar um chá caseiro para dormir profundamente de noite
Além de melhorar a qualidade do sono, a valeriana oferece outros benefícios à saúde. A planta pode ajudar a reduzir ansiedade e estresse, contribuindo para o equilíbrio emocional.
“Ela também apresenta leve ação antiespasmódica, podendo aliviar desconfortos musculares ou cólicas leves. Por conter antioxidantes naturais, seu uso moderado apoia a saúde do sistema nervoso e o bem-estar geral”, diz a nutricionista.
Chá ou cápsula?
A forma de consumo também faz diferença. O chá, feito com a infusão da raiz seca, tende a ter efeito mais suave. Já os suplementos em cápsulas ou extratos padronizados contêm doses mais concentradas dos princípios ativos, oferecendo efeito mais intenso e controlado.
“O chá funciona bem como parte de um ritual noturno de relaxamento. As cápsulas são indicadas para quem enfrenta insônia mais intensa, sempre com acompanhamento profissional”, acrescenta a nutricionista Giovanna Baleeiro, da clínica Doctor Puro, em São Paulo.
O chá de valeriana é uma bebida medicinal que pode ajudar a tratar ansiedade, estresse e tensão, e a promover um sono tranquilo
Como preparar e quando tomar
Para obter os efeitos relaxantes, Giovanna orienta usar uma colher de chá da raiz seca em 200 ml de água quente. Tampe, deixe em infusão por 10 a 15 minutos e consuma entre 30 e 60 minutos antes de dormir.
A nutricionista recomenda reduzir o uso de telas e manter o ambiente escuro e tranquilo para potencializar o efeito e ter um sono ainda mais relaxante.
Quem não deve consumir?
O consumo do chá de valeriana deve ser evitado por mulheres durante a gravidez e a amamentação e por crianças. Pessoas com doenças no fígado ou que utilizam calmantes e antidepressivos também precisam ter cautela. “A valeriana pode causar sonolência. Por isso, não é recomendada antes de dirigir”, alerta Giovanna.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!