A Anduril, empresa de tecnologia militar fundada pelo criador do Oculus, divulgou o primeiro hardware resultante de sua recente parceria com a Meta.
Ela apresentou o EagleEye, um novo sistema militar que usa inteligência artificial para ajudar soldados em operações de campo.
Sistema integra Realidade Mista (RM) e inteligência artificial
Segundo comunicado da empresa, o hardware modular consiste em uma “família de sistemas” que inclui um visor frontal (head-up display), áudio espacial e detecção de radiofrequência, integrando realidade mista e inteligência artificial.
Além disso, exibe instruções e ordens de missão, sobrepõe mapas e outras informações durante o combate e também controla drones e robótica militar, tudo no visor acoplado ao capacete.
Não queremos dar aos militares uma nova ferramenta. Estamos dando a eles um novo companheiro de equipe.
Palmer Luckey, fundador da Anduril, em comunicado
Luckey explica que integrar um parceiro de IA ao visor é uma ideia que existe há décadas, mas que, agora, “o EagleEye é a primeira vez que isso se torna realidade”.
Leia mais:
LY-1: o laser naval que a China diz ser mais forte que o dos Estados Unidos
Novo sistema de defesa promete proteger drones de ataques cibernéticos
Exército e FAB lançam o maior míssil do Brasil na Amazônia
Segundo o Interesting Engineering, o sistema foi desenvolvido de forma independente pela empresa e combina planejamento de missão, percepção e capacidade de sobrevivência.
Características do EagleEye
Mapa colaborativo em alta resolução para ensaiar missões e visualizar terrenos em 3D.
Integração de mensagens em vídeo e dados de sensores em tempo real à visão do mapa.
Imagem operacional compartilhada em que todos os membros da equipe veem a mesma situação antes e durante a missão.
Informações digitais aparecem diretamente na visão do operador.
Versão transparente para uso diurno e modo de visão noturna digital.
Rastreamento integrado que mostra a localização exata dos companheiros, inclusive dentro de edifícios ou em relevo.
Visão 360° por sensores laterais e traseiros.
O EagleEye se conecta à rede Lattice da Anduril, um sistema que integra dados em tempo real de drones, veículos e sensores, criando uma malha de informações que auxilia na detecção de ameaças mesmo fora da linha de visão direta, funcionando inclusive em ambientes com interferência ou sinal degradado.
O equipamento também permite que o soldado controle drones, solicite apoio e coordene equipes robóticas sem perder mobilidade, consolidando comunicações e controles em uma única unidade vestível.
Além disso, conta com proteção balística e contra explosões em uma estrutura leve e ergonômica, que pode ser adaptada para capacetes, viseiras ou óculos.
Parceria com a Meta e outras empresas
A Anduril fabrica outras tecnologias, como sistemas de controle de fronteiras, drones letais e aeronaves militares, mas para o EagleEye apostou na integração tecnológica com outras empresas.
Meta, OSI, Qualcomm Technologies e Gentex Corporation agregaram avanços em realidade aumentada, sensoriamento e hardware computacional, tornando o EagleEye uma plataforma modular pronta para atender às exigências do Exército dos Estados Unidos e outros parceiros.
O post Óculos de realidade mista chegam aos militares dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.