Após colisão no ar, marca chinesa revela carro voador que atinge 360 km/h

Faz pouco mais de um mês que dois “carros voadores” da Xpeng colidiram no ar durante um ensaio para o Changchun Air Show, na China. A colisão dupla que resultou em um incêndio não deixou ninguém ferido, mas gerou grande expectativa sobre o que a maior empresa de carros voadores da Ásia poderia anunciar depois do show que não saiu como planejado. E a resposta chegou.

“Carro voador”, lembrando, é o nome mais conhecido para “veículos elétricos de pouso e decolagem vertical”.

A empresa acaba de anunciar que está desenvolvendo o A868, um modelo de alta velocidade e longo alcance com um sistema de propulsão elétrica híbrida. Com autonomia de mais de 500 km, velocidade máxima superior a 360 km/h e cabine com seis lugares, o A868 expande as capacidades da empresa para viagens corporativas e serviços de mobilidade.

“Estamos liderando a revolução da mobilidade em baixa altitude e convidamos parceiros globais a trabalhar conosco para construir o ecossistema e abrir novos mercados, tornando o sonho de carros voadores uma realidade para pessoas ao redor do mundo”, disse o fundador Zhao Deli.

Carro voador tem sistema de propulsão elétrica híbrida (Imagem: Aridge/Divulgação)

Mudança de nome

Embarcando na novidade, a Xpeng anunciou a mudança de nome da empresa para Aridge. Derivado de “Air” (Ar) e “Bridge” (Ponte), o novo nome incorpora o propósito fundamental da empresa de conectar o céu e a terra, proporcionando um futuro onde voar seja tão fácil quanto dirigir, explica o comunicado.

“A liberdade de voar sempre foi nossa missão”, disse Zhao Deli. “Esta reformulação da marca marca nosso salto da visão para a realidade. Com a nova identidade, estamos criando uma nova categoria, construindo um ecossistema de aviação de baixa altitude e redefinindo os limites da mobilidade.”

Formada por uma equipe de 1.200 especialistas em P&D, a Aridge já investiu mais de US$ 600 milhões em sete gerações de produtos. Até 2025, a empresa havia registrado 965 patentes globalmente e na China, incluindo 675 patentes de invenção. Em 2022, a companhia chamou atenção mundial com seu carro voador AeroHT, um esportivo elétrico de luxo com um sistema octacóptero de elevação vertical dobrável no teto.

China é o primeiro país a receber Permissão Especial de Voo nos Emirados Árabes Unidos (Imagem: Aridge/Divulgação)

Leia Mais:

EUA terão “carro voador” militar para operações autônomas

China certifica “carro voador” de duas toneladas para operação comercial

Você dirigiria? Este carro voador esportivo requer apenas uma carta de motorista

Voo tripulado

Recentemente, a Aridge realizou em Dubai um voo público tripulado do Land Aircraft Carrier, o primeiro carro voador modular do mundo. O veículo está sendo produzido na primeira fábrica inteligente para carros voadores em Guangzhou. As entregas estão programadas para 2026. Com capacidade para produzir até 10.000 unidades por ano, a fábrica combina padrões de aviação com eficiência em escala automotiva, o que, segundo a marca, permite atender a demanda globalmente.

A empresa chinesa já registra pedidos recordes de 600 carros voadores em todo o Oriente Médio, elevando seu total de pedidos globais para mais de 7.000. “O Oriente Médio é um mercado estratégico e um parceiro valioso”, afirmou Michael Chao Du, CFO e Vice-Presidente da Aridge. “Com seu papel crescente na inovação global e políticas voltadas para o futuro, a região é a plataforma de lançamento ideal para nossa jornada de globalização.”

Voo em Dubai demonstrou a controlabilidade e a confiabilidade do Land Aircraft Carrier (Imagem: Aridge/Divulgação)

O voo em Dubai, realizado inteiramente em modo tripulado, demonstrou a controlabilidade e a confiabilidade do Land Aircraft Carrier em condições reais. A Aridge se tornou a primeira empresa chinesa de carros voadores a obter uma Permissão Especial de Voo para aeronaves tripuladas no exterior da Autoridade Geral de Aviação Civil (GCAA) dos Emirados Árabes Unidos, juntamente com um acordo de cooperação com a Autoridade de Transporte de Ras Al Khaimah.

O post Após colisão no ar, marca chinesa revela carro voador que atinge 360 km/h apareceu primeiro em Olhar Digital.