Neste mês, o Cemitério da Consolação recebe duas edições especiais do passeio noturno monitorado Consolação e suas Vozes. Em homenagem ao Dia de Finados, em 2 de novembro, as visitas acontecem na sexta-feira, 24 de outubro, e na quinta-feira, 30 de outubro, convidando o público a explorar a arte tumular, as lendas urbanas e as histórias de personalidades que marcaram a trajetória da cidade.
Com início às 19h15 e duração de cerca de três horas, o passeio leva os participantes a uma imersão entre arte e memória. No percurso, ganham destaque túmulos de figuras que ajudaram a moldar São Paulo, como a Marquesa de Santos, o abolicionista Luís Gama, o jornalista Líbero Badaró e os modernistas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade – todos eles ‘descansam’ no cemitério da Consolação.
Além disso, o roteiro percorre histórias de fé e devoção, como as de Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, e apresenta a simbologia e os estilos artísticos que compõem a arte tumular. Entre um túmulo e outro, o público também conhece lendas urbanas que fazem parte do imaginário paulistano, como o caso do Castelinho da Rua Apa e a popular história da “loira do banheiro”.
Uma publicação compartilhada por Cemitério da Consolação | SP (@cemiteriodaconsolacaosp)
O passeio é uma realização do projeto O Que Te Assombra?, com apoio da Consolare, empresa que administra o cemitério.
Valorização do patrimônio funerário
As edições deste mês acontecem em meio a um movimento de valorização dos espaços funerários da capital paulista. O Projeto de Lei nº 1167/2025, em tramitação, propõe instituir o Dia do Patrimônio Cultural Funerário da Cidade de São Paulo, a ser celebrado em 3 de outubro. Essa iniciativa busca reconhecer os cemitérios como espaços de memória, cultura e educação patrimonial.
Nesse contexto, o passeio Consolação e suas Vozes se alinha ao movimento de preservação do patrimônio. Segundo o idealizador do projeto O Que Te Assombra?, Thiago de Souza, a iniciativa busca desmitificar esses espaços e valorizar as histórias que moldaram a cidade.
A historiadora Viviane Comunale, administradora do perfil Patrimônio Funerário SP e responsável pela condução das visitas, reforça essa perspectiva. Segundo ela, cada narrativa e cada obra presente no local revelam aspectos da formação cultural da cidade e reforçam a importância de preservar esse patrimônio.
O passeio noturno revela a arte e a memória escondidas entre os túmulos históricos de São PauloConsolare/Divulgação
Desde agosto de 2023, os passeios noturnos têm registrado alta procura. Com ingressos limitados a 130 participantes por edição, as atividades mostram o crescente interesse do público por atrações que combinam história, arte e cultura em um formato diferente do habitual.
Serviço
Passeio noturno monitorado no Cemitério da Consolação
Onde? Cemitério da Consolação (Rua da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP). Ponto de Encontro na Capela do Cemitério.
Quando? Sexta-feira, 24 de outubro, e quinta-feira, 30 de outubro. Das 19h15 às 22h.
Quanto? Gratuito. O ingresso deve ser retirado antecipadamente pelo Sympla, e é solicitada a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível.
Disponibilidade de ingressos:
Para o dia 24 de outubro: a partir de segunda-feira, 20 de outubro.
Para o dia 30 de outubro: a partir de quinta-feira, 27 de outubro.
Busque hospedagem em São Paulo
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro