De 30 de outubro a 2 de novembro, Lima vai receber mais uma edição do já tradicional festival gastronômico Perú, Mucho Gusto. Visitantes que circularem pela capital peruana na virada do mês vão poder percorrer diferentes espaços para conhecer mais da cultuada culinária do país.
E, em 2025, quem não puder cruzar os Andes terá uma oportunidade inédita: pela primeira vez, a feira contará com uma versão brasileira, prevista para acontecer em São Paulo entre os dias 5 e 7 de dezembro.
Em solo peruano, o evento reunirá 181 expositores de 25 regiões diferentes do país, com a comida tradicional marcada pelo uso de ingredientes indígenas. Além disso, o evento também terá desfiles, danças típicas, música ao vivo e shows infantis, além de artesanatos e produtos regionais que podem render lembranças de viagem.
Conhecendo o evento
Criada em 2008 e com edições realizadas mais de uma vez por ano, a Perú, Mucho Gusto chega à 29ª versão no final do mês. O evento reúne cozinheiros renomados, restaurantes, bares e food trucks. A entrada é gratuita e os visitantes só pagam pelo consumo.
Há pratos para todos os gostos, seja quem busca uma cozinha costeira, focada em sabores vibrantes e frutos do mar, ou das montanhas, com comidas da terra apreciadas pela população andina. Outro destaque de uma parte menos lembrada do Peru é a culinária amazônica, com bastante castanha e pimentas.
O evento também é uma oportunidade de conhecer os insumos que enriquecem a culinária local e bares da cidade.
Pavilhões da feira reúnem sabores para paladares diversosPerú, Mucho Gusto/Divulgação
Planejando a viagem
Caso planeje desfrutar da culinária diretamente na capital do país, uma dica: o evento oferece transportes gratuitos a partir das regiões de Miraflores, San Miguel e Centro Histórico. Vale lembrar que a cidade também possui um serviço de aluguel de bicicletas, o City Bike Lima.
O evento ficará na Esplanada da Costa Verde, localizada a 30 minutos do distrito de Miraflores.
O Peru, Mucho Gusto acontece das 13h às 22h no primeiro dia de evento, a quinta-feira 30 de outubro, mas já começa de manhã nas demais datas da feira: do dia 31 a 2 de novembro, o funcionamento será das 11h às 22h.
Vale também ficar atento ao site oficial, já que as informações da edição em São Paulo ainda serão publicadas.