A Apple deve lançar a nova Siri com inteligência artificial como parte do iOS 26.4 no início de 2026, após mais de um ano de atrasos. No entanto, engenheiros que testam o software relatam preocupações com o desempenho da assistente, segundo informações da Bloomberg.
Embora o lançamento público ainda esteja há cerca de seis meses, fontes internas afirmam que problemas na versão inicial indicam que a Siri pode não atender às expectativas.
A preocupação é tamanha que há risco de saída de membros seniores da equipe de IA caso o lançamento não seja bem-sucedido.
Leia mais:
WWDC 2025: confira os anúncios mais importantes feitos pela Apple
Apple lança iPadOS 26, que é um pouco mais Mac do que iPhone
Novo iOS 26: quais iPhones serão atualizados?
Siri com IA demorando mais do que o esperado
O Apple Intelligence, anunciado na WWDC24, trouxe recursos com IA local nos dispositivos, como Limpeza em Fotos, Genmoji e integração com ChatGPT.
Contudo, a nova Siri, projetada para ter contexto pessoal, reconhecimento de tela e capacidade de agir em aplicativos, não foi concluída no iOS 18.
Tal fato adiou a estreia da assistente por um ano devido a padrões de qualidade não atendidos.
Incertezas sobre a assistente
Atualmente, a empresa trabalha com duas abordagens distintas para a Siri: uma baseada em modelos rodando diretamente no dispositivo e outra usando o Google Gemini em nuvem privada.
Não está claro qual versão alimenta a Siri do iOS 26.4, mas as primeiras impressões indicam que é a versão interna da Apple.
Com o cronograma apertado e os desafios técnicos, o sucesso da nova assistente ainda é incerto, e especialistas do setor observam atentamente se a Apple conseguirá entregar uma Siri que se destaque frente à concorrência em IA.
O post Novos recursos da Siri com IA geram dúvidas dentro da Apple apareceu primeiro em Olhar Digital.