Em 2026 teremos Agosto Branco, campanha relacionada ao câncer de pulmão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sancionaram a Lei nº 15.207, que institui o Agosto Branco como mês oficial de conscientização sobre o câncer de pulmão. A campanha, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15/9), prevê palestras, ações coordenadas pelo SUS e parcerias com entidades civis, associações profissionais e instituições de ensino para informar a população sobre sintomas, tratamentos e serviços disponíveis.

O mês de agosto foi escolhido por incluir o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo e a exposição passiva à fumaça do cigarro são as principais causas da doença. 

Em 2023, o câncer de pulmão foi o terceiro mais frequente entre homens, com 18.020 novos casos, e o quarto entre mulheres, com 14.540 registros, excluindo o câncer de pele não melanoma.

A gravidade do cenário se reflete nas estatísticas: em 2020, o câncer de pulmão foi responsável por 28.618 mortes no Brasil, consolidando-se como uma das principais causas de óbitos evitáveis. Com o Agosto Branco, o governo busca ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce, reforçando o combate ao tabagismo como prioridade de saúde pública.

Em 2026 teremos campanha Agosto Branco, que alerta para prevenção do câncer de pulmão. Foto: FreePik

A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1488, de 26 de setembro de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.