A Apple enfrenta obstáculos técnicos no desenvolvimento de um iPad dobrável de aproximadamente 18 polegadas, o que pode adiar o lançamento originalmente planejado para 2028, segundo fontes familiarizadas com o assunto revelaram para a Bloomberg.
O dispositivo, codinome J312, teria preço estimado em US$ 3.000 e faz parte de um esforço da empresa para trazer inovação à linha de iPads, que perdeu parte da demanda para os Macs nos últimos anos.
Como o iPad dobrável deverá ser
O tablet dobrável está sendo desenvolvido em parceria com a Samsung Display, que produz o painel OLED que minimiza o vinco característico das telas dobráveis.
Diferente do iPhone dobrável da Apple, o iPad não terá tela externa e, quando fechado, lembra um MacBook, com alumínio em ambos os lados.
Aberto, ele teria tamanho semelhante a um laptop de 13 polegadas.
O desenvolvimento do painel de 18 polegadas trouxe desafios de peso e tecnologia. Protótipos atuais pesam cerca de 1,6 kg (quase três vezes o iPad Pro de 13 polegadas) e o custo da tecnologia OLED elevou o preço do dispositivo para quase três vezes o de um iPad convencional.
A complexidade fez com que algumas fontes questionassem se o projeto será concluído, lembrando que a Apple já cancelou iniciativas como o carro autônomo e a versão mais barata do Vision Pro.
Leia mais:
Apple anuncia oficialmente o iOS 26; veja as novidades do sistema
Apple Intelligence: um ano após anúncio, IA ganha mais poderes
Vale a pena trocar seu notebook da Apple por um MacBook Pro com chip M4?
Estratégia da Apple
O iPad dobrável se inspiraria em produtos como o MateBook Fold da Huawei, também de 18 polegadas, vendido na China.
A Apple pretende, com ele, competir no mercado de dobráveis, atualmente explorado por Samsung, Google, Motorola e Huawei, onde consumidores aceitam pagar mais por telas maiores em formatos portáteis.
Enquanto isso, a Apple continua a atualizar a linha tradicional de iPads, com o iPad Pro recebendo o chip M5, e os modelos Air e básicos ganhando pequenas melhorias de hardware no próximo ano.
No entanto, o impacto estratégico do iPad dobrável seria significativamente maior, mostrando a capacidade da Apple de inovar em novos formatos de dispositivos móveis.
O post iPad dobrável pode pesar quase o triplo e custar US$ 3 mil: entenda os desafios da Apple apareceu primeiro em Olhar Digital.