A General Motors (GM) anunciou uma série de novos recursos para a sua próxima geração de veículos inteligentes. O grande destaque é a tecnologia de direção autônoma “hands off, eyes off” no Cadillac Escalade IQ, previsto para 2028. Teoricamente, os motoristas poderão assistir a um filme enquanto o veículo transita pelas rodovias.
“Nosso objetivo é trazer ao mercado a tecnologia de direção sem olhares mais confiável e escalável no caminho para a autonomia pessoal”, diz a montadora estadunidense. “Carros que não apenas movem você, mas, também, entendem você, se adaptam às suas necessidades e melhoram com o tempo.”
GM Combinando tecnologias
Ao contrário dos sistemas de visão exclusiva, a abordagem da GM se baseia na fusão de sensores:
O LiDAR, o radar e as câmeras constroem a camada de percepção;
Dados de condução do mundo real direcionam o modelo de tomada de decisão;
E a simulação de alta fidelidade valida o desempenho em cenários raros ou perigosos. No papel, isso cria um sistema autônomo seguro, confiável e altamente capaz, sem a necessidade de olhar;
O novo mecanismo está sendo desenvolvido a partir de experiências com o Super Cruise, lançado em 2017 como a primeira tecnologia no mundo de assistência ao motorista sem as mãos;
O sistema está presente em 23 modelos de veículos, permitindo mais de 1.127 milhões de quilômetros rodados com o sistema viva-voz, sem nenhum acidente relatado atribuído ao sistema, segundo a GM;
O conjunto de tecnologias da Cruise — incluindo sistemas de percepção multimodal, modelos de inteligência artificial (IA) treinados em mais de oito milhões de quilômetros de condução autônoma e uma estrutura de simulação que executa cenários de teste virtuais — alimenta diretamente os programas de assistência ao motorista e autonomia de última geração da GM.
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IA também presente
A GM também anunciou que os veículos da montadora contarão com IA conversacional com o Google Gemini, para conversas mais naturais a partir do ano que vem. “Os motoristas podem redigir e enviar mensagens e planejar rotas com contexto, como encontrar um ponto de recarga perto de sua cafeteria favorita ou até mesmo se preparar para uma reunião em qualquer lugar”, diz a empresa.
No futuro, a GM pretende apresentar sua própria IA personalizada, ajustada à inteligência e às preferências pessoais do veículo. Conectada ao OnStar, essa IA utilizará diretamente a inteligência de bordo para exibir informações relevantes e específicas do carro, como necessidades de manutenção futuras ou o tempo ideal para a rota.
Com a permissão do motorista, ele poderá ajudar de diversas maneiras, seja explicando recursos, como dirigir com um pedal, detectando um problema de manutenção antecipadamente, pré-condicionando o veículo antes do trajeto matinal ou recomendando um local para jantar com base nas preferências e rotas anteriores.
A arquitetura da plataforma de computação centralizada de próxima geração da GM une propulsão, direção, frenagem, infoentretenimento e segurança por meio de uma rede Ethernet de alta velocidade, que oferece até 35 vezes mais desempenho de IA e mil vezes mais largura de banda do que os sistemas anteriores da GM.
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