Exército dos EUA testará sistema que transforma ar em água potável

A água potável é fundamental para as nossas vidas. Isso significa que ela também é vital para as operações militares. É por conta disso que o exército dos Estados Unidos acaba de firmar uma parceria com a empresa AirJoule Technologies.

O objetivo é desenvolver uma nova tecnologia que aproveita o calor residual de geradores táticos para produzir água potável a partir do ar. Essa solução poderia permitir que as tropas tenham uma acesso garantido ao recurso no campo de batalha.

Sistema será adaptado para uso militar (Imagem: AirJoule Technologies)

Como a água é produzida

De acordo com a AirJoule Technologies, ao contrário dos sistemas tradicionais de desumidificação, a tecnologia usa materiais que absorvem o vapor d’água de forma mais eficaz.

Isso seria possível mesmo em cenários de baixa umidade.

O próximo passo é usar um condensador a vácuo para produzir água líquida e limpa.

A ideia é que duas câmaras separadas executem os ciclos de captura e liberação simultaneamente.

Dessa forma, o sistema reutiliza o calor interno, tornando o processo altamente eficiente em termos de energia.

As informações são do portal Interesting Engineering.

Leia mais

“Plástico-bolha” do MIT transforma vapor do ar em água potável

MIT cria painel que transforma ar seco em água potável

Este aparelho cria água a partir do ar

Sistema traz diversas vantagens

De acordo com o exército dos Estados Unidos, um sistema de geração de água potável efetivo e que pudesse ser utilizado no campo de batalha poderia revolucionar as operações militares. A tecnologia reduziria a vulnerabilidade de linhas de abastecimento, por exemplo.

O sistema pode ser utilizado quando as fontes de água superficial e subterrânea estiverem contaminadas. Além disso, é uma ótima solução para operações realizadas em desertos ou outras zonas em que não há acesso aos recursos.

Tecnologia será fundamental em ambientes com pouca disponibilidade do recurso (Imagem: Chakkaphong wanphukdee/Shutterstock)

O próximo passo será testar como a tecnologia funciona em diversas condições ambientais e como ela se integra ao aparato militar já existente. Se estes testes forem bem-sucedidos, o sistema deve começar a ser implementado em operações reais.

O post Exército dos EUA testará sistema que transforma ar em água potável apareceu primeiro em Olhar Digital.