O que está por trás dos ataques de Musk ao chefe interino da NASA

Elon Musk é conhecido por causar polêmicas nas redes sociais. O mais novo alvo do bilionário é o chefe interino da NASA. Nos últimos dias, o CEO da SpaceX chamou Sean Duffy de “Sean Dummy”, fazendo um trocadilho usando a palavra que significa “bobo” ou “idiota”.

Além disso, insinuou que o comandante da agência espacial dos Estados Unidos não tem capacidade intelectual para exercer a função, alertando que ele pode causar sérios prejuízos para a exploração espacial. Mas o que será que está por trás dessa série de críticas?

Ataques acontecem no momento em que a NASA prepara missão de volta à Lua (Imagem: Nadezda Murmakova/Shutterstock)

Disputa política na NASA

É preciso destacar que o fato de Musk não ser um fã de Duffy não é uma novidade.

Na verdade, precisamos voltar alguns meses no tempo para entender o motivo desta discórdia.

No final de maio, o presidente Donald Trump decidiu retirar a indicação do bilionário Jared Isaacman para o comando da NASA.

A medida foi adotada após a tumultuada saída do sul-africano da Casa Branca.

O nome de Isaacman foi sugerido justamente por Musk, mas a piora no relacionamento com Trump acabou motivando a retirada da indicação.

Após estes acontecimentos, Sean Duffy, que também é o atual secretário dos Transportes dos EUA, foi escolhido como chefe interino da agência espacial.

Agora, no entanto, o nome de Isaacman voltou a ganhar força para assumir o posto de comandante efetivo do órgão.

E é claro que ele conta, mais uma vez, com o apoio de Musk.

Em contrapartida, Duffy tem o desejo de ser efetivado, o que o tornou um alvo para os interesses do sul-africano.

As informações são do portal Space.com.

Leia mais

SpaceX pode perder contrato bilionário com a NASA

Nomeação de novo chefe da NASA rompe tradição; entenda

Trump retira nomeação de amigo de Musk como chefe da NASA

Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy foi nomeado por Trump para chefiar a NASA interinamente (Imagem: Joshua Sukoff/Shutterstock)

SpaceX pode perder contrato com o governo

Existe, entretanto, mais um motivo para os ataques de Musk. Nesta segunda-feira (20), Duffy afirmou que acredita que a SpaceX esteja atrasada para fornecer o módulo lunar que os astronautas da NASA levarão à superfície da Lua. Por conta disso, ele informou que iria avaliar que outras empresas assumissem esse contrato.

Estes trabalhos fazem parte da Artemis III, missão planejada para meados de 2027 que prevê levar o homem de volta à Lua. O governo dos Estados Unidos está preocupado que os atrasos possam fazer com que a China vença esta nova disputa espacial.

Interesses da SpaceX também fazem parte da discussão (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Eu amo a SpaceX. É uma empresa incrível. O problema é que eles estão atrasados. Eles empurraram seus cronogramas e estamos em uma corrida contra a China. Trump e eu queremos chegar à Lua neste mandato, então vou abrir o contrato. Vou deixar outras empresas espaciais competirem com a SpaceX, como a Blue Origin.

Sean Duffy, chefe interino da NASA

A reação do CEO da SpaceX foi imediata. Musk afirmou que a Blue Origin nunca entregou uma “carga útil” para a órbita da Terra e garantiu que a sua empresa é a melhor escolha para a realização da missão. Isso também motivou críticas contra o chefe interino da agência espacial dos EUA. Em uma das postagens, o sul-africano afirmou que Duffy “está tentando matar a NASA”.

Having a NASA Administrator who knows literally ZERO about rockets & spacecraft undermines the American space program and endangers our astronauts https://t.co/DQVhRgj3A4

— Elon Musk (@elonmusk) October 22, 2025

O post O que está por trás dos ataques de Musk ao chefe interino da NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.