A OpenAI anunciou a aquisição da Software Applications Incorporated, desenvolvedora do Sky, um avançado aplicativo de automação para macOS que usa linguagem natural para executar tarefas em nome do usuário.
Com o Sky, é possível escrever, planejar, codificar e gerenciar o dia com ajuda da IA, que compreende o que está na tela e atua diretamente em outros aplicativos do computador.
Automação com uso de IA
A empresa por trás do Sky ficou conhecida por criar o Workflow, aplicativo de automação adquirido pela Apple em 2017 e transformado no Shortcuts, hoje parte do iOS.
O Sky, lançado este ano, representa uma evolução dessa ideia, com foco em IA agêntica – sistemas capazes de tomar decisões e realizar ações de forma autônoma.
Em comunicado, a Software Applications afirmou: “Agora estamos nos juntando à OpenAI para levar o Sky a ainda mais pessoas. Mal podemos esperar para compartilhar o que vem a seguir.”
Leia mais:
Qual IA devo assinar em 2025? Veja as vantagens e desvantagens de cada uma
ChatGPT pensa como nós? Estudo revela paralelos entre IA e humanos
Pesquisa: veja as áreas de programação mais buscadas no Google
Integração com o ChatGPT
A OpenAI disse que pretende incorporar ao ChatGPT a integração profunda e o design do Sky com o macOS. Toda a equipe da Software Applications se juntará à empresa para acelerar o desenvolvimento desses recursos.
A movimentação ocorre em um momento em que a Apple também trabalha para tornar a Siri mais proativa e integrada a apps de terceiros, em uma atualização prevista apenas para 2026.
A compra do Sky vem logo após a OpenAI lançar o ChatGPT Atlas, seu primeiro navegador, e adquirir o Roi, aplicativo de investimentos com IA – sinal de uma estratégia mais ampla de expansão no ecossistema de produtividade e automação.
O post OpenAI compra criadora do Sky, app de automação inteligente para Mac apareceu primeiro em Olhar Digital.






