A religião é caracterizada como um conjunto de crenças, práticas e valores relacionados ao sagrado, à espiritualidade e a um sistema de fé, que busca dar sentido à vida. Ela se manifesta em diversas formas, como ritos, símbolos e tradições.
Existem evidências de expressões culturais do tipo em enterros de neandertais há cerca de 150 mil anos atrás. No entanto, a prática não era considerada como, de fato, religiosa, o que faz com que a religião mais antiga do mundo seja muito mais recente.
Muitas crenças simplesmente se perderam no tempo
De acordo com o portal IFLScience, é muito difícil definir uma data específica de fundação das religiões.
Isso porque várias crenças antigas simplesmente se adaptaram ao passar do tempo, sem um registro claro de quando elas foram criadas.
Além disso, algumas acabaram sendo totalmente perdidas em razão de conquistas por outros povos, ou até absorvidas por religiões mais recentes.
O judaísmo, por exemplo, evoluiu ao longo dos séculos por meio dos ensinamentos e tradições de Abraão, Moisés e outras figuras antigas.
Há estudiosos que argumentam que sua fundação tem mais de quatro mil anos.
A maioria, entretanto, defende que as pessoas só começaram a praticar verdadeiramente as tradições judaicas e a se identificar como judeus muito mais tarde.
Situação parecida aconteceu com o budismo e o jainismo, que surgiram por volta do século VI a.C. na região onde hoje fica a Índia.
Leia mais
Encontrado primeiro sinal da expansão do cristianismo na Europa
IA católica promete dar conselhos para os fiéis
Igreja na Inglaterra está fechada até o retorno de Jesus Cristo
Religião criada entre 4.000 e 10.000 a.C.
Como você pode ter percebido, nenhuma das citadas até agora pode ser considerada como, de fato, a religião mais antiga do mundo. Este posto, segundo a reportagem, é do hinduísmo, um conjunto de práticas espirituais e filosóficas que incluem a crença na reencarnação, no karma e em múltiplas divindades, como Brahma, Vishnu e Shiva.
A data de origem dessa prática religiosa é extremamente difícil de determinar. Algumas fontes afirmam que ela surgiu na Índia em algum momento entre 4.000 a.C. e 10.000 a.C., a partir de uma fusão de tradições culturais e religiosas.
Os pesquisadores explicam que a religião hindu não possui um único fundador e que os seus textos sagrados mais antigos são os Vedas, datados de 1.500 a.C. No entanto, acredita-se que eles sejam muito mais antigos, tendo sido transmitidos oralmente por gerações por meio de sábios que os receberam diretamente dos deuses.
Mesmo sendo tão antiga, a prática religiosa segue viva. Atualmente, estima-se que aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas sigam os seus ensinamentos, especialmente na Índia. Isso faz do hinduísmo a terceira maior religião do mundo, ficando atrás apenas do cristianismo (mais de dois bilhões de fiéis) e do islamismo (cerca de 1,9 bilhão de seguidores).
O post Qual é a religião mais antiga do mundo? apareceu primeiro em Olhar Digital.