O Google anunciou novos recursos de inteligência artificial (IA) para o Google Earth que podem ajudar a salvar vidas durante desastres naturais ou em períodos de grandes mudanças no clima. Um deles identifica comunidades e infraestruturas em risco, simultaneamente. Outro permite que usuários encontrem objetos e descubram padrões em imagens de satélite.
“O Earth AI foi desenvolvido com base em décadas de modelagem do mundo, aliado a modelos preditivos de última geração e ao raciocínio avançado do Gemini, permitindo que empresas, cidades e organizações sem fins lucrativos alcancem uma compreensão mais profunda em minutos — esforços que antes exigiam análises complexas e anos de pesquisa”, explica a empresa.
Raciocínio Geoespacial
O Google criou uma estrutura desenvolvida pelo Gemini que, agora, permite que a IA conecte, automaticamente, diferentes modelos de IA do Earth — como previsões do tempo, mapas populacionais e imagens de satélite — para responder a perguntas complexas.
Em vez de apenas ver onde uma tempestade pode cair, o Raciocínio Geoespacial identifica quais áreas estão mais vulneráveis naquele momento. Na prática, a tecnologia combina informações sobre enchentes e densidade populacional, facilitando o envio de alertas de prevenção para quem mais precisa.
Novos recursos do Google Earth oferecem insights aprofundados
O Google também inseriu novos modelos de IA no Earth para que analistas possam obter insights sobre o mundo a partir de perguntas. Por exemplo, uma empresa de água agora pode identificar onde um rio secou — o que pode ajudar as comunidades a prever o risco de tempestades de areia durante uma seca — e notificar a população com antecedência;
Analistas podem, ainda, identificar, rapidamente, onde algas nocivas estão proliferando para monitorar o abastecimento de água potável, dando às autoridades tempo para emitir alertas ou fechar os serviços de abastecimento de água;
Este recurso experimental estará disponível nos EUA nas próximas semanas para usuários do Google Earth Professional e Professional Advanced. Já assinantes do Google AI Pro e Ultra nos EUA podem acessar os recursos do Gemini no Google Earth com limites mais altos.
Leia mais:
Bloquear parte do Sol pode trazer efeitos climáticos sérios
Maior ilha do mundo está encolhendo e mudando de forma, revela novo estudo
Financiamento climático no Brasil é desigual e injusto, aponta relatório
Como Earth AI está sendo usada na vida real?
O Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para a África (OMS AFRO) está utilizando os modelos de População e Meio Ambiente da Earth AI, juntamente com seus próprios conjuntos de dados, para entender e prever quais áreas na República Democrática do Congo estão em risco de surtos de cólera. Essas informações permitem que especialistas ajudem a gerenciar a água, o saneamento e a vacinação.
Fornecedores de imagens de satélite, como Planet e Airbus, estão usando modelos de IA da Terra para analisar os bilhões de pixels que capturam diariamente.
A Planet analisa imagens históricas de satélite para ajudar os clientes a mapear o desmatamento. A Airbus usa a IA da Terra para ajudar os clientes a detectar onde a vegetação está invadindo as linhas de energia, para poderem evitar interrupções.
A Bellwether, uma empresa da Alphabet’s X, está usando Earth AI para fornecer insights sobre previsões de furacões para a corretora de seguros global McGill and Partners. Isso permite que os clientes da McGill paguem indenizações mais rapidamente, permitindo que os proprietários comecem a reconstruir suas casas mais cedo.
O post Catástrofes naturais: Google Earth agora prevê quem está em risco apareceu primeiro em Olhar Digital.






