Após ficar com um item arqueológico grego por 60 anos, uma mulher alemã devolveu a peça ao país de origem. Ela guardava em casa um antigo capitel, elemento decorativo do topo de uma coluna clássica grega.
De acordo com o Ministério da Cultura da Grécia, a entrega foi realizada em 10 de outubro, por intermédio da Universidade de Münster, da Alemanha.
Leia também
Terra preta indica ocupação humana e sítios arqueológicos. Entenda
Sapatos gigantes de 2 mil anos surpreendem arqueólogos na Inglaterra
“Mortos ficavam embaixo das árvores”, dizem arqueólogos da Amazônia
Arqueólogos descobrem impressão digital de 43 mil anos: “Ritualístico”
O objeto tem 24 cm de altura e 33,5 cm de largura. Feito de calcário e gesso, o pedaço do capitel tem características semelhantes a outros capitéis jônicos do sítio arqueológico da Antiga Olímpia, onde os Jogos Olímpicos eram disputados.
O fragmento foi retirado de Leonidaion, um antigo local de hospedagem para convidados e atletas participantes dos Jogos Olímpicos.
O item estava com a mulher desde a década de 1960. Motivada pelas recentes devoluções de antiguidades feitas à Universidade de Münster, ela decidiu fazer o mesmo. O objeto foi repassado pela instituição ao governo da Grécia em seguida.
“A Universidade de Münster está se mostrando uma parceira estável”, exalta o ministério grego em comunicado. Outros dois artefatos antigos também foram devolvidos em 2019 e 2024.
Durante cerimônia de entrega, o curador do museu da Universidade de Münster, Torben Schreiber, destacou a importância da atitude. “Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa, moral e justa”, diz o especialista.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






