Tramas intrigantes em jogos de videogame sempre fizeram parte da indústria. Porém, nos últimos anos, as narrativas cinematográficas têm ganhado cada vez mais espaço nesse universo.
Pensando nisso, listamos a seguir oito jogos com enredos interessantes que dariam ótimos filmes de suspense.
8 jogos que dariam um bom filme de suspense
Alan Wake (2010)Return of the Obra Dinn (2018)Heavy Rain (2010)The Vanishing of Ethan Carter (2014)Twelve Minutes (2021)SOMA (2015)The Sinking City (2019)What Remains of Edith Finch (2017)
Alan Wake (2010)
Plataformas: Xbox 360, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.
Oferecendo uma experiência narrativa próxima à de uma série de TV ou filme de suspense, o aclamado “Alan Wake” é uma opção perfeita e óbvia para uma adaptação cinematográfica. Tanto é que a obra até tem planos de ganhar filme ou série pelas mãos da Annapurna Pictures.
Do gênero ação e aventura, o jogador controla o personagem que dá nome ao título. Alan Wake é um escritor tentando descobrir o desaparecimento de sua esposa, ao mesmo tempo em que eventos de seu próprio livro (que ele não lembra de ter escrito) se tornam reais.
Aclamado pela crítica, o jogo saiu originalmente em 2010 e ganhou uma versão remasterizada em 2021. Em 2023, foi lançada sua sequência, “Alan Wake 2”.
Return of the Obra Dinn (2018)
Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
O jogo de quebra-cabeças “Return of the Obra Dinn” é um prato cheio para quem curte histórias de detetive. Nele, o jogador controla um investigador da Companhia das Índias Orientais, em 1807, enviado para analisar o navio Obra Dinn.
Na história, essa embarcação retorna após cinco anos desaparecida com toda a tripulação morta, e o objetivo do jogo é descobrir o que aconteceu. A investigação é conduzida por meio de um relógio de bolso capaz de recriar o momento da morte de cada corpo encontrado a bordo.
Além dessa proposta cinematográfica, o jogo conta com um estilo visual monocromático, inspirado nos antigos jogos para Macintosh, o que renderia um interessante filme de suspense em preto e branco.
Heavy Rain (2010)
Plataformas: PC, PlayStation 3 e PlayStation 4.
Outra opção óbvia de game que poderia se tornar um excelente filme de suspense é o aclamado “Heavy Rain”. Na verdade, o próprio jogo foi concebido como um filme interativo, com estrutura, ritmo e linguagem cinematográfica.
No game, você controla quatro personagens diferentes tentando descobrir quem é o “Assassino do Origami”. Além disso, a história é ramificada, ou seja, escolhas diferentes geram caminhos e desfechos distintos, resultando em múltiplos finais possíveis.
O jogo não tem combate tradicional: você explora os cenários, interage com objetos e pessoas e toma decisões que mudam o rumo da história.
The Vanishing of Ethan Carter (2014)
Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
O jogo de aventura de mundo aberto “The Vanishing of Ethan Carter” apresenta um enredo atmosférico e cheio de mistérios que dariam um bom filme do gênero.
O jogador controla um investigador paranormal chamado a uma pequena cidade para investigar o desaparecimento de um garoto. Porém, ao explorar a região, pistas e fenômenos sobrenaturais revelam mistérios sombrios e segredos ocultos da cidade.
Twelve Minutes (2021)
Plataformas: PC, Smartphones (iOS e Android), Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Outro jogo com enorme potencial para se tornar um filme de suspense é “Twelve Minutes”. Na história, um homem chega ao seu apartamento e sua esposa revela que está grávida.
Porém, pouco depois, um policial aparece, acusa a esposa de assassinato e a mata, além de derrubar o marido. A partir desse momento, um loop temporal se inicia, fazendo o marido reviver o mesmo acontecimento repetidamente.
O objetivo do jogador é tentar resolver o mistério dentro do limite de tempo do loop, em uma gameplay estilo point-and-click. O conceito de loop temporal e o mistério constante, que fazem o público tentar descobrir a verdade junto com o protagonista, dariam um excelente filme de suspense.
SOMA (2015)
Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
O survival horror “SOMA” apresenta elementos de suspense psicológico e recebeu aclamação da crítica por sua trama e atmosfera. O jogo se passa em uma estação subaquática abandonada, isolada do mundo.
O protagonista do game enfrenta máquinas conscientes e seres humanos transformados em monstros biomecânicos, enquanto questiona sua própria identidade e o que significa ser humano.
A trama funcionaria bem como filme de suspense por causa da atmosfera claustrofóbica, do medo constante e dos dilemas existenciais. Na gameplay, o jogador explora, evita inimigos e resolve enigmas.
Leia mais
O que são games collectathon? Entenda o gênero e veja os melhores jogos
11 animes de vampiro para assistir online nos streamings
Quais são os melhores jogos de samurai? Confira uma lista com 11 títulos
The Sinking City (2019)
Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Inspirado nas obras do escritor H. P. Lovecraft, “The Sinking City” daria um ótimo filme de suspense com elementos de terror cósmico, no estilo de “Se7en” encontra “O Nevoeiro”. O jogo é de mundo aberto, em terceira pessoa, e foca em investigação e exploração.
A trama se passa na década de 1920 e acompanha um detetive atormentado por visões aterrorizantes, que o levam a investigar sua origem na cidade alagada de Oakmont. Durante a investigação, ele enfrenta cultos secretos, famílias poderosas e criaturas monstruosas.
What Remains of Edith Finch (2017)
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
Um filme de suspense psicológico com tons de mistério e realismo mágico poderia ser o resultado de uma adaptação de “What Remains of Edith Finch”. A trama do game é contada em formato de antologia, um recurso também recorrente no cinema.
A história segue Edith, a última da família Finch, que retorna à antiga casa para entender por que tantos parentes morreram de forma trágica e misteriosa.
O título é um jogo de aventura narrativa em primeira pessoa, com foco em exploração e storytelling. O jogador percorre a casa da família e seus arredores, interagindo com objetos e ambientes que revelam a história de cada parente, gerando assim os contos antológicos.
O post 8 jogos que dariam um bom filme de suspense apareceu primeiro em Olhar Digital.






