8 plantas tão estranhas que parecem alienígenas

A natureza é repleta de formas de vida surpreendentes, com algumas tão incomuns que parecem ter vindo de outro planeta. Em diferentes partes do mundo, há espécies vegetais que desafiam a nossa ideia do que é natural, com cores e estruturas que lembram criaturas de ficção científica.

A seguir, conheça oito plantas tão estranhas que poderiam facilmente habitar um planeta alienígena.

Planta-Carniceira (Stapelia gigantea)

Stapelia gigantea / Crédito: Wikimedia (reprodução)

Nativa da África do Sul, a Stapelia gigantea é uma suculenta conhecida por produzir uma flor enorme, que pode atingir até 40 cm de diâmetro. Em sua formação, destacam-se as pétalas carnosas, aveludadas e cobertas por pelos finos. A coloração amarelada com listras vermelhas lembra a pele de um animal em decomposição.

Esse visual peculiar ajuda a planta a atrair moscas, suas principais polinizadoras, liberando um forte odor de carne podre. A aparência lembra uma estrela-do-mar doente ou um órgão vivo, tornando-a uma das plantas mais bizarras do mundo vegetal. 

Flor-Cadáver (Amorphophallus titanum)

Flor-cadáver (Amorphophallus titanum) – Flor com 320 cm de altura no Jardim Botânico da Universidade de Bonn, em 21 de junho de 2013 / Crédito: Botanical Gardens University of Bonn (reprodução)

Conhecida como a maior flor do planeta, a Amorphophallus titanum pode ultrapassar 3 metros de altura. Mas ela é famosa por outro motivo, o mesmo que afasta muita gente: o cheiro intenso de carne apodrecida.

Sua estrutura é enorme, com sua espata vermelha e um espádice central que se ergue como uma torre. Quando floresce, o odor atrai insetos necrófagos, simulando o ambiente de um corpo em decomposição. 

O visual colossal e o aroma são dignos de uma ameaça de outro planeta.

Flor de Morcego Preto (Tacca chantrieri)

Tacca chantrieri / Crédito: Orquidário Mogi Mirim (reprodução)

De aparência sombria, a Tacca chantrieri parece saída de um filme de terror. Suas pétalas lembram asas de morcego, com longos filamentos que podem até passar dos 25 cm.

Originária do sudeste asiático, essa flor exótica é uma raridade na natureza, já que a pigmentação preta é extremamente incomum em plantas. 

Com sua forma misteriosa e tons escuros, ela parece mais uma criatura noturna de outro mundo do que uma flor tropical.

Olho de Boneca (Actaea pachypoda)

Actaea pachypoda / Crédito: Wikimedia (reprodução)

Essa planta norte-americana produz pequenos frutos brancos com um ponto preto no centro, pendurados em hastes vermelhas. O resultado é assustador: parece que há dezenas de olhos humanos olhando fixamente para você.

Além do visual peculiar e perturbador, a Actaea pachypoda é altamente venenosa. Seus frutos possuem toxinas potentes que podem causar parada cardíaca e até mesmo levar à morte se ingeridos.

Leia mais

Como essa planta indígena pode ser usada no tratamento contra doença viral?

Plantas estão se espalhando pela Antártida – e isso não é nada bom

Por que plantas ajudam no calor e deixam o ambiente mais fresco?

Planta Fantasma (Monotropa uniflora)

Monotropa uniflora / Crédito: Wikimedia (reprodução)

Uma planta que não precisa de luz solar e vive à sombra? Existe sim, apesar de parecer coisa de outro planeta, e é exatamente assim que é a Monotropa uniflora. Também conhecida como “fantasma-da-floresta”, ela está entre as plantas mais misteriosas do mundo.

Completamente branca e sem clorofila, essa espécie sobrevive em simbiose com fungos subterrâneos, dos quais obtém os nutrientes necessários. Sua textura cerosa e aparência translúcida dão um ar fantasmagórico, lembrando uma flor feita de cera.

Welwitschia (Welwitschia mirabilis)

Welwitschia mirabilis / Crédito: Wikimedia (reprodução)

Poucas plantas no mundo são tão estranhas e fascinantes quanto a Welwitschia mirabilis. Endêmica do deserto da Namíbia, essa espécie possui um ciclo de vida absurdamente longo, podendo viver mais de mil anos.

A planta cresce a partir de um tronco curto e desenvolve apenas duas folhas, que nunca param de crescer. Com o passar do tempo, essas folhas se retorcem, rasgam e se sobrepõem, formando uma massa desorganizada e metálica sobre a areia do deserto.

Sua biologia é tão única que parece ter evoluído em um planeta árido, como a franquia Duna, 

Aristolochia salvadorensis

Aristolochia salvadorensis / Crédito: Wikimedia (reprodução)

Nativa da América do Sul, a Aristolochia salvadorensis é uma flor que mais parece uma obra surrealista da natureza. Sua estrutura tubular exibe padrões e manchas que imitam o corpo de insetos, um truque engenhoso para atrair polinizadores desavisados.

Para muitas pessoas, suas manchas brancas e o formato peculiar lembram uma caveira, ou até mesmo o capacete do vilão Darth Vader, da franquia Star Wars. Não é exagero dizer que essa flor parece ter vindo de uma “galáxia muito, muito distante.”

Lithops (Lithops karasmontana)

Lithops karasmontana / Crédito: Wikimedia (reprodução)

Conhecida como “pedra viva”, a Lithops karasmontana é uma suculenta africana que se disfarça perfeitamente entre as rochas do deserto. Suas folhas são grossas e fundidas, imitando a textura e a cor das pedras ao redor.

Durante boa parte do ano, ela permanece imóvel e camuflada, parecendo um mineral. Até que, de repente, uma flor surge na fenda entre as folhas. Essa estratégia de sobrevivência é digna de uma forma de vida alienígena adaptada a ambientes hostis.

O post 8 plantas tão estranhas que parecem alienígenas apareceu primeiro em Olhar Digital.