O chá é uma bebida milenar importante para a história da humanidade. A bebida, preparada com a infusão de folhas, flores e raízes de plantas, pode ser consumida quentinha ou fria, no café da manhã e nas refeições. Alguns deles, até mesmo antes de dormir. Nos dias mais frios do ano, as opções quentes são especialmente bem-vindas.
Leia também
Gordura no fígado: chá anti-inflamatório pode ajudar a “limpar” órgão
Chá de alcachofra: como bebida antioxidante melhora a saúde do fígado
Chá anti-inflamatório diminui náuseas e pode auxiliar no emagrecimento
Chá de fruta anti-inflamatória auxilia no emagrecimento e na digestão
O consumo de chá pode ter relação com gosto pessoal ou algum objetivo específico, como o fortalecimento da imunidade ou a perda de peso. Mas, será que a bebida realmente funciona nesses casos? O médico nutrólogo Nataniel Viuniski esclarece essas e outras dúvidas. Confira:
1 – Os chás ajudam a emagrecer?
Alguns chás são ricos em substâncias que aceleram o metabolismo temporariamente, conhecido como efeito termogênico. É o caso do chá verde, chá preto, chá de gengibre, chá de canela, entre outros.
“Eles contribuem para acelerar de forma moderada a queima de gordura e são levemente diuréticos, portanto, auxiliam na eliminação de líquidos retidos no organismo. Mas é importante destacar que o efeito sobre o peso corporal somente será obtido juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos”, esclarece o médico.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






