Prisão de ventre? Esta fruta provou ser mais eficaz contra a constipação

A constipação intestinal é caracterizada pela dificuldade em evacuar, evacuação incompleta ou fezes endurecidas, sendo definida principalmente pelo desconforto na hora de evacuar. Milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com esta condição, também conhecida como prisão de ventre.

A principal recomendação para evitar este problema é ter uma alimentação rica em fibras. No entanto, um novo estudo realizado por pesquisadores do King’s College London (KCL) aponta que nem todos os alimentos são eficazes.

A prisão de ventre envolve uma mudança nos hábitos do intestino, e pode gerar desconforto físico e mental (Imagem: katemangostar/Freepik)

Pesquisadores pesquisaram novas alternativas contra a constipação

Durante o trabalho, a equipe investigou quais alimentos, bebidas ou suplementos são os mais eficazes no alívio da constipação crônica.

Foram examinados 75 ensaios clínicos randomizados para determinar novas diretrizes para o tratamento desse problema comum.

As descobertas fornecem um modelo para transformar a forma como a constipação é gerenciada pelos médicos e orientar os indivíduos a gerenciar melhor seus sintomas.

As conclusões foram descritas em estudo publicado no Journal of Human Nutrition & Dietetics.

Leia mais

O que é a prisão de ventre e quais os sintomas?

Estes hábitos podem reduzir em 30% o risco de câncer de intestino

O que acontece se ficarmos uma semana sem fazer cocô?

Alimentos ricos em fibras são a principal recomendação para combater o problema (Imagem: Tatjana Baibakova/Shutterstock)

O kiwi e seus benefícios

Atualmente, o consumo de uma dieta rica em fibras, pelo menos 28 gramas por dia, é a principal recomendação para evitar a constipação intestinal. Apesar dos benefícios desta prática para a nossa saúde, nem sempre este efeito é garantido.

Nossas diretrizes descobriram que simplesmente não há evidências suficientes para sugerir que realmente funciona especificamente na constipação. Em vez disso, nossa pesquisa revela algumas novas estratégias dietéticas que podem realmente ajudar os pacientes. Ao mesmo tempo, precisamos urgentemente de mais ensaios de alta qualidade para fortalecer as evidências sobre o que funciona e o que não funciona.

Dra. Eirini Dimidi, professora da KCL e principal autora do estudo

Estudo revelou que o consumo de kiwi alivia a constipação (Imagem: Pixel-Shot/Shutterstock)

Entre as novas recomendações está o consumo de três kiwis (Actinidia deliciosa) por dia. A fruta incha quando misturada com água, o que torna as fezes mais volumosas. Além disso, ela contém uma enzima, a actinidina, que ajuda o corpo a digerir proteínas, o que também pode ajudar a amolecer alimentos ricos em proteínas no intestino.

Por fim, também possui ráfides – cristais em forma de agulha de oxalato de cálcio monohidratado – em sua estrutura, o que se acredita aumentar a produção de muco no intestino, fornecendo lubrificação para a passagem das fezes. Segundo o trabalho, o consumo de kiwis com ou sem casca traz benefícios.

O post Prisão de ventre? Esta fruta provou ser mais eficaz contra a constipação apareceu primeiro em Olhar Digital.