A altitude que beira ou ultrapassa os mil metros e um terroir diferenciado são os chamarizes da vitivinicultura na Serra Fluminense, que começou a entrar no radar dos apreciadores de vinhos brasileiros apenas nas últimas duas décadas. Ainda mais recentes são as opções de enoturismo nessa região, com as primeiras vinícolas abrindo suas portas para visitantes nos últimos anos, inclusive com a possibilidade de hospedagem.
Agora, de forma crescente, é possível conhecer um pouco mais sobre os processos e sabores dessa nova fronteira que vem sendo aberta a poucas centenas de quilômetros serra acima da cidade do Rio de Janeiro. Confira cinco opções para começar a desbravar as vinícolas que têm colocado os rótulos fluminenses nas taças dos brasileiros.
1. Família Eloy, em Areal
A Vinícola Família Eloy está localizada em um dos lugares mais procurados para o turismo gastronômico na Serra Fluminense: o condomínio planejado Borgo del Vino, em Areal, que também conta com uma conhecida pizzaria.
Todo o local, que parece um pedacinho da Toscana a 100 km da cidade do Rio de Janeiro, vale uma visita, com arquitetura e paisagismo temáticos, além de muita sofisticação na elaboração dos sabores que vão à taça e ao prato. Visitas à vinícola, com rótulos exclusivos que só são encontrados na propriedade, devem ser agendadas previamente. Em 2025 foi inaugurado o Borgo Del Vino Hotel & Vinícola, que é pura elegância.
Confira mais todas as iniciativas da Família Eloy.
2. Terras Frias, em Nova Friburgo
Uma publicação compartilhada por Vinícola Terras Frias | Nova Friburgo (RJ) (@vinicolaterrasfrias)
Primeira casa de Nova Friburgo a produzir vinhos exclusivamente com uvas viníferas, a Terras Frias investe na qualidade do que vai à garrafa apostando no terroir que supera os mil metros de altitude na propriedade. Outra boa pedida é a degustação harmonizada com queijos, especialidade do idealizador, André Guedes.
O projeto é relativamente recente, com as terras sendo preparadas originalmente para o plantio em 2017 e o início da visitação em 2022. Mas segue se expandindo: após um início focado somente na Cabernet Franc, outras duas castas já foram incorporadas e mais variedades devem vir por aí.
A Terras Frias recebe visitas em alguns sábados de cada mês, com datas anunciadas previamente em suas páginas oficiais. É preciso reservar com antecedência. Saiba mais.
3. Inconfidência, em Petrópolis
Uma publicação compartilhada por M A D E I N P A R A Í B A D O S U L (@madein.paraibadosul)
Com 15 anos de história, a Inconfidência se anuncia como a primeira casa vinícola do Rio de Janeiro, e já tinha uma tradição consolidada bem antes de receber visitantes – algo que entrou no radar em 2019, após o projeto colocar em funcionamento uma unidade de vinificação contígua aos parreirais, garantindo que todos os processos acontecessem em um mesmo lugar.
Visitas ocorrem aos sábados e podem ser feitas na modalidade com degustação de até três rótulos ou sem degustação (com valores diferentes). O agendamento é feito diretamente pelo site oficial. Grupos maiores do que as vagas disponíveis na página podem combinar a visita de forma independente, pela aba de contato.
4. Casa Rozental, em Secretário (Petrópolis)
Uma publicação compartilhada por Célia e Marcelo Rozental (@casarozental)
Focando em um processo artesanal e autoral, que vai desde a colheita e seleção manual das uvas, a Casa Rozental recebe pequenos grupos para conhecer os vinhedos e apreciar os rótulos produzidos na vinícola, harmonizados com produtos regionais. São três uvas disponíveis, das castas Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Syrah.
Com vagas limitadas, as visitas devem ser agendadas previamente através nos canais oficiais.
5. Maturano, em Teresópolis
O complexo de enoturismo vinculado à Vinícola Maturano é um dos projetos mais aguardados do setor na Serra Fluminense. A ideia era que as visitas começassem já em outubro, mas a timeline foi adiada para o final de 2025, então é bom ficar atento às novidades sobre quando o espaço abre para valer.
A casa elabora vinhos com seis castas diferentes e planeja lançar inclusive uma uva própria. Quando inaugurado, o complexo nascerá com um wine bar e um restaurante especializado em parrilla. Até o final da década, uma gelateria, um hotel e um condomínio residencial de alto padrão devem fazer parte da propriedade.
Confira as atualizações sobre as primeiras visitas no perfil oficial.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






