Em fevereiro deste ano, a Meta iniciou, de forma gradual, a implementação da nova categoria “Teen Accounts” (conta Instagram adolescente) no Brasil. O recurso foi criado para deixar o uso da plataforma mais seguro para os jovens com menos de 16 anos, com proteções extras e restrições a determinados tipos de conteúdo.
Veja como funciona a conta de adolescentes no Instagram.
Instagram: quais as diferenças entre a conta convencional e a de adolescentes?
A principal diferença da conta Instagram adolescente é que ela já vem configurada como privada por padrão, garantindo mais segurança desde o primeiro acesso. Isso significa que apenas pessoas aprovadas podem seguir o perfil ou visualizar as postagens do usuário.
Ao criar uma conta na faixa etária de 13 a 16 anos, o jovem entra automaticamente com configurações de segurança ativadas, incluindo limite de interações, filtros de conteúdo sensível e perfil restrito a contatos confiáveis.
Já quem possui um perfil existente e informa idade dentro dessa faixa será notificado para migrar para o novo modelo, recebendo todas as atualizações de segurança.
Como funciona a Conta de Adolescente no Instagram?
Além de ser uma conta privada por padrão, existem limites de interação: o Instagram restringe quem pode enviar mensagens diretas ou comentar, principalmente adultos que não fazem parte da rede de contatos do adolescente. O app aplica filtros de conteúdo sensível e reduz a visibilidade do perfil em buscas e recomendações.
A categoria também disponibiliza lembretes para pausar o uso após uma hora e o modo de descanso, que funciona entre as 22h e 7h, essa função silencia notificações a conta do adolescente. Para menores de 15 anos, qualquer alteração nessas regras depende da autorização dos pais.
Leia também:
Ainda vale a pena usar hashtags no Instagram?
Como usar o Instagram Edits para editar vídeos no celular
Como embedar um post do Instagram?
Como funciona a supervisão dos pais?
Adolescentes com menos de 16 anos precisam da permissão dos pais para usar configurações menos protetivas, ativando a supervisão dos pais.
Com a supervisão ativa, os pais podem aprovar ou negar alterações nas configurações, permitir que o adolescente gerencie algumas delas, ver com quem ele trocou mensagens nos últimos sete dias (sem acessar as mensagens de fato), ver os tópicos que o adolescente está vendo e definir limites de tempo diário ou bloquear o uso do app em períodos específicos.
Recursos da conta de adolescente no Instagram
As contas são privadas por padrão, permitindo que apenas pessoas aprovadas sigam e vejam as postagens.
Somente pessoas conhecidas podem enviar mensagens diretas (DM).
O perfil é configurado para ser menos exposto a conteúdo sensível de contas que não são seguidas.
Apenas quem o adolescente segue pode marcar, mencionar ou remixar seu conteúdo.
Imagens de nudez são desfocadas automaticamente.
Adolescentes com menos de 16 anos têm restrições para transmissões ao vivo.
Há lembretes e limites para controlar o tempo de uso diário da rede social.
Com a supervisão dos pais, é possível aprovar mudanças nas configurações, definir limites de tempo, bloquear o app em horários específicos e ver com quem o adolescente interagiu recentemente (sem acessar o conteúdo das mensagens).
O post Como funciona a conta de adolescentes no Instagram? apareceu primeiro em Olhar Digital.






