Com o objetivo de garantir a dignidade menstrual de milhões de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o governo federal disponibiliza absorventes descartáveis gratuitos nas farmácias populares. O programa Dignidade Menstrual está funcionando desde 2024 e, para ter acesso ao benefício, é preciso gerar uma autorização.
Antes, o documento era emitido somente pelo aplicativo Meu SUS Digital — o usuário deve procurar pelo programa Dignidade Menstrual na busca e clicar em “emitir autorização”. Agora, os beneficiários também podem pedir o documento nas UBS.
Leia também
Por quanto tempo os absorventes internos podem ser usados sem riscos
Absorventes feitos de amido de milho são 17 vezes mais ecológicos
Governo forneceu 239 milhões de absorventes, mas falha na divulgação
Farmácia Popular começa a distribuir absorventes gratuitos
Podem se inscrever mulheres, crianças e adolescentes entre 10 e 49 anos que seguem pelo menos dois de três critérios: estão inscritos no CadÚnico, com renda familiar de até R$ 218 por pessoa; são estudantes de baixa renda na rede pública; estão em situação de rua.
Como retirar os absorventes gratuitos
O documento de autorização tem validade de 180 dias e garante a retirada de 40 absorventes nas farmácias populares, o equivalente a dois ciclos menstruais. Adolescentes entre 12 e 16 anos não precisam de acompanhamento de pais ou responsáveis para ter acesso aos produtos de higiene básica. è importante apresentar, além da autorização, um documento oficial com foto e CPF.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






