Homem-aranha? Conheça espécie de lagarto que usa “uniforme” do herói

Das telinhas para a África, lagarto homem-aranha (Agama mwanzae) chama atenção por onde passa. Com coloração vermelha na cabeça e tons azulados pelo corpo, o réptil de 30 cm é conhecido como o representante do super-herói na natureza. A espécie é natural da Tanzânia e não é encontrada comumente no Brasil.

Leia também

Ciência

Cobra ou lagarto? Saiba por que fóssil tem confundido cientistas

Ciência

Lagartos nos EUA se adaptam à vida com nível “catastrófico” de chumbo

Ciência

Lagartos noturnos sobreviveram ao asteroide que extinguiu dinossauros

Brasil

Lagarto dá “corridão” em homem após ser alvo de pedradas. Vídeo

No entanto, nem todos os exemplares do animal são coloridos como o homem-aranha. As fêmeas da espécie têm cores totalmente diferentes e homogêneas, com tons mais puxados para o cinza. “A cor das fêmeas pode servir de defesa contra predadores, já que elas podem se camuflar no ambiente com mais facilidade que os machos”, revela o biólogo João Paulo Alencar, pesquisador da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo.

Por outro lado, a diferença de cores também é vista como uma estratégia sexual entre os Agama mwanzae. Os tons chamativos chamam a atenção das fêmeas e ajudam os machos a encontrar um novo amor.

“Eles vivem em grupos sociais de cerca de 10 indivíduos, com um lagarto macho dominante mantendo um território. Normalmente, ele possui cores mais atraentes”, destaca a professora de biologia Luisa Meneghetti, do Colégio Marista de Brasília.

Veja a diferença da fêmea e do macho

2 imagensFechar modal.1 de 2

Lagarta fêmea do Agama mwanzae tem as cores mais acizentadas

OlyaSolodenko/Getty Images 2 de 2

Lagarto macho do Agama mwanzae tem as cores do homem-aranha

Michal Bednarek/Getty Images

Cardápio do herói

Na hora de se alimentar, o cardápio dos lagartos heróis é reforçado. A espécie é insetívora, tendo uma dieta baseada em pequenos invertebrados, como formigas e insetos. Como são excelentes escaladores, eles conseguem capturar suas presas com mais facilidade.

“Ele é um insetívoro oportunista, capturando qualquer inseto que apareça em seu caminho. Frequentemente, podem ser vistos se alimentando de um enxame de formigas, que constituem a maior parte de sua dieta. Além disso, os machos adultos podem apresentar comportamento canibal, se alimentando de filhotes”, ensina a professora Luisa.

O animal mostra uma perspicácia impressionante, ficando à espreita nas rochas para atacar rapidamente gafanhotos e moscas. Outros estudos também observaram a presença de suculentas, ervas e flores em sua dieta.

Situação do lagarto homem-aranha

De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o lagarto homem-aranha não está ameaçado de extinção, com sua situação sendo classificada como “menos preocupante”, a categoria com menos risco entre todas. Mesmo assim, a perda de habitat e mudanças climáticas podem alterar o cenário futuramente.

“Em geral, mudanças climáticas representam um risco em potencial para répteis, uma vez que, como animais ectotérmicos – dependem das condições ambientais para regular a própria temperatura –, ficam mais vulneráveis a alterações no clima”, ressalta o pesquisador da UFABC.

Caso encontre um lagarto homem-aranha por aí, fique tranquilo. O réptil não é venenoso e não costuma atacar seres humanos. No entanto, é importante respeitar o espaço do animal para evitar acidentes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!