Entenda como fazer musculação pode melhorar o rendimento na corrida

Musculação e corrida foram consideradas, por muito tempo, atividades antagonistas no imaginário popular. Ainda é muito comum encontrar pessoas que amam correr, mas detestam levantar peso na academia. Seja por preguiça, falta de informação, ou por não gostarem da prática.

Existe também quem tem medo de ficar muito musculoso e perder mobilidade, agilidade e velocidade. Mas, na verdade, a musculação – quando bem orientada – pode potencializar esses recursos fundamentais para a corrida. Além de prevenir lesões, acelera o metabolismo, promove uma maior queima de calorias e, consequentemente, auxilia na perda de gordura.

Leia também

Saúde

Vai malhar? Personal esclarece 4 mitos e verdades sobre a musculação

Saúde

Veja 6 erros que costumam frear a evolução de iniciantes na musculação

Saúde

Médicos tiram 6 dúvidas sobre benefícios da musculação para mulheres

Saúde

Mito ou verdade? Descubra se a musculação só funciona se sentir dor

Incluir musculação na rotina também permite que o corredor consiga treinar ainda mais. É o que explica o coach esportivo José Carlos Fernando, diretor esportivo da Ztrack – Esporte e Saúde.

“O trabalho de força muscular colabora em vários fatores. Trazendo maior resistência muscular para poder suportar treinos ou provas mais longas, tolerância a carga repetitiva para poder sustentar o ritmo desejado de uma corrida por mais tempo, além de preparar de forma geral músculos e tendões para a carga dos treinos semanais evitando lesões”.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!