Ataque cardíaco ou ataque de pânico? Médica ensina como diferenciar

Dor no peito, palpitações cardíacas, falta de ar, tontura e náusea: você está tendo um ataque cardíaco ou um ataque de pânico? No momento da tensão, é bastante difícil saber diferenciar, mas isso não importa: o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente, mesmo sem saber ainda do que se trata.

“Todos concordam que você não deve arriscar que não seja um ataque cardíaco. Os sintomas são tão semelhantes que às vezes pode ser difícil dizer a diferença. Em caso de dúvida, é melhor errar por precaução e ser rapidamente avaliado em um pronto-socorro para ter certeza de que não foi um ataque cardíaco”, explica a médica intensivista Caroline Reigada.

Leia também

Saúde

Cientistas descobrem pista de como reverter a ansiedade em novo estudo

Saúde

Ansiedade lidera casos de dor no peito no pronto atendimento

Claudia Meireles

Como sentir ansiedade impacta a saúde do coração? Descubra

Vida & Estilo

Ciência revela o que comer para evitar sofrer de ansiedade e estresse

Ataque cardíaco ou ataque de pânico?

Um ataque cardíaco acontece quando o fluxo sanguíneo que leva oxigênio ao músculo cardíaco é severamente reduzido ou cortado, geralmente pelo bloqueio das artérias coronárias. Segundo a médica, o quadro pode surgir de repente e de maneira intensa, mas a maioria começa lentamente, com dor ou desconforto leve que piora gradualmente ao longo de alguns minutos.

“Esses episódios podem ir e vir várias vezes antes que o ataque cardíaco ocorra. Ligar para a emergência e obter tratamento imediato é fundamental”, enfatiza a médica.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!