A Tesla está efetuando um recall de aproximadamente 10,5 mil unidades do sistema de armazenamento doméstico de energia Powerwall 2, comercializado nos Estados Unidos entre novembro de 2020 e dezembro de 2022, em razão de um defeito que pode levar ao superaquecimento, emissão de fumaça ou, em alguns casos, incêndio.
Defeito identificado no Tesla Powerwall 2
De acordo com o anúncio da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC, na sigla em inglês), “As células da bateria de íon-lítio em certos sistemas Powerwall 2 podem causar o desligamento da unidade durante seu uso, o que pode resultar em superaquecimento e, em certos casos, fumaça ou chamas, podendo causar morte ou sérias lesões por conta do fogo e risco de queimaduras.”
A agência afirma que foram recebidos 22 relatos de unidades que superaqueceram, incluindo seis casos com emissão de fumaça e cinco que evoluíram para pequeno incêndio com “danos materiais menores”. Não houve registros de feridos até o momento.
Abrangência e situação do recall da Tesla
O recall envolve unidades vendidas por meio do site da Tesla e de instaladores certificados nos EUA no período entre novembro de 2020 e dezembro de 2022;
A identificação dos equipamentos afetados pode ser feita pelo selo “Powerwall 2” impresso no corpo da unidade;
A Tesla afirma ter descarregado remotamente muitas das unidades afetadas que estavam conectadas à rede, fazendo com que “não representem mais risco operacional”;
A empresa de Elon Musk também se compromete a substituir gratuitamente todas as unidades contempladas pelo recall;
Esse recall amplia para os EUA uma ação similar que já havia sido iniciada na Austrália, onde unidades do Powerwall 2 também foram recolhidas por risco de incêndio.
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O que é o Powerwall?
O Powerwall atua em conjunto com os sistemas fotovoltaicos da Tesla — painéis solares instalados em telhados —, capaz de armazenar energia elétrica para uma casa para uso futuro, como em apagões ou para economizar energia e reduzir custos.
A divisão de armazenamento de energia da Tesla — da qual o Powerwall 2 faz parte — é cada vez mais estratégica para a empresa. No terceiro trimestre deste ano, um dos principais responsáveis pelo crescimento da Tesla foi justamente a divisão de energia.
A Tesla Energy relatou aumento de 44% em sua receita, chegando a US$ 3,42 bilhões (R$ 18,1 bilhões, na conversão direta). No fim de setembro, o segmento representava, para a empresa mãe, um quarto de sua receita total. Esse tipo de incidente, portanto, acende alertas em relação à qualidade das células de bateria de fornecedores terceirizados, bem como ao impacto sobre a confiança do consumidor, pontua a Reuters.
Embora nenhum ferimento tenha sido relatado, a CPSC alerta para risco potencial de “morte ou lesão grave” em virtude do defeito relatado. A Tesla precisará garantir que a substituição ocorra de forma rápida e eficaz e que o novo equipamento — notadamente a versão mais recente, o Powerwall 3 — não repita o problema.
O que usuários devem fazer
A CPSC orienta que os consumidores verifiquem se sua unidade está conectada (“online”) e consultem o aplicativo da Tesla para saber se o equipamento está incluído na chamada. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, a Tesla disponibiliza contato via e-mail ou telefone (+1 877-961-7652) de segunda a sexta.
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