xAI, de Elon Musk, anuncia Grok 4.1 mais rápido e com menos alucinações

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou nesta semana o lançamento do Grok 4.1. Trata-se de uma atualização em relação à versão 4.0, com melhorias no desempenho.

Os testes de pré-lançamento revelaram redução nas alucinações e mais velocidade. Maioria dos usuários preferiu a nova versão do que a anterior.

Grok foi implementado ao longo das duas ultimas semanas, mas sem alarde (Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

Grok 4.1 é mais rápido – e caiu no gosto dos usuários

Segundo a xAI, o Grok 4.1 traz melhoras “significativas” na usabilidade no mundo real em comparação com a versão anterior. A empresa afirma que o modelo é “excepcionalmente capaz em interações criativas, emocionais e colaborativas” e que é mais “perceptivo a intenções sutis, cativante para conversar e coerente em sua personalidade”.

A IA foi implementada gradualmente entre 1 e 14 de novembro, mas sem ser anunciada. Os testes durante as duas semanas revelaram que o Grok 4.1 é mais rápido e reduz alucinações (informações incorretas, geralmente inventadas pela IA e sem embasamento).

A xAI afirmou que o Grok 4.1 é o preferido dos usuários em 64,78% dos casos analisados pré-lançamento.

Grok 4.1 é o preferido da maioria dos usuários em relação ao Grok 4.0 (Imagem: xAI/Reprodução)

Grok 4.1 está disponível no X

As empresas xAI e X (antigo Twitter) são ambas de Elon Musk e funcionam de forma integrada. Isto é, o Grok (chatbot desenvolvido pela xAI) roda dentro do X.

Segundo a companhia, o Grok 4.1 já está disponível para todos os usuários diretamente no website grok.com, no X e nos aplicativos próprios nos sistemas iOS e Android.

Ele está sendo distribuído no modo Automático, mas também pode ser selecionado manualmente dentro do seletor de modelos.

Chatbot reduz alucinações (Imagem: xAI/Reprodução)

Leia mais:

Grokipedia, de Musk, copia a Wikipédia e cita sites conspiratórios, diz estudo

Grok: Parlamentar britânico pede que IA de Musk seja desativada

Grok é usado por criminosos para espalhar links com vírus pelo X

E o preconceito?

A versão anterior, o Grok 4.0, foi a responsável por respostas preconceituosas que chamaram atenção no X;

Em um dos casos, o chatbot fez apologias ao nazismo, negou o Holocausto e até elogiou Adolf Hitler. Relembre o caso aqui;

Embora a xAI tenha afirmado que o Grok 4.1 reduza alucinações e melhore respostas, alguns usuários da rede social já relataram que não é bem assim e que, pelo que parece, o chatbot ainda está sem alguns filtros de conteúdo.

O post xAI, de Elon Musk, anuncia Grok 4.1 mais rápido e com menos alucinações apareceu primeiro em Olhar Digital.