Os chás para a insônia podem desempenhar um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas que sofrem com o problema. Afinal, a condição interfere na quantidade e na qualidade do sono e, caso persista por um período considerável, incluindo dificuldade em adormecer ou despertar antes da hora, torna-se muito perigoso para o bem-estar e a saúde do organismo.
O sono é uma das necessidades humanas mais básicas e qualquer alteração em seu curso natural pode causar problemas de saúde, pois ele tem papel importante na restauração da energia cerebral, saúde física e mental culminando em uma sensação de bem-estar diurno. Por isso, os chás para a insônia podem ajudar bastante. Mas, em casos crônicos, o tratamento médico é indispensável.
Leia também
Sofre com insônia? Estudo mostra fruta que ajuda a dormir melhor
Insônia fatal: a doença rara e sem cura que destrói o sono em meses
Insônia: quando o dormir exige mais do que um chá ou um remédio
Insônia? Sono quebrado? Confira um guia para ter noites bem dormidas
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, alguns estudos mostraram que dormir o suficiente faz com que o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade seja menor. A desordem da estrutura do sono, mesmo em uma única semana, expõe as pessoas ao risco de doenças, especialmente hipertensão, distúrbios endócrinos, especialmente diabetes e problemas imunológicos.
O chá de camomila oferece benefícios que melhoram o sono
Chás para insônia
Camomila
É uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada para tratar problemas, incluindo insônia, depressão, estresse e ansiedade. Ela é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante, uma vez que se liga aos receptores Gaba no cérebro. É possível usá-la de algumas maneiras:
Flores de camomila secas para fazer chá em infusão;
Saquinhos de chá preparados e vendidos;
Óleo essencial;
Tintura.
Valeriana
Tem sido utilizada como um tratamento natural para ajudar a melhorar o sono, promover relaxamento e reduzir a ansiedade. A raiz de valeriana contém vários compostos que incluem ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que parecem ter propriedades sedativas e estimulantes do sono.
Esses ativos também têm recebido atenção por sua interação com o ácido gama-aminobutírico (Gaba), um mensageiro químico que ajuda a regular os impulsos nervosos no cérebro.
Confira os outros chás e a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





