Leilão da Receita traz iPhone e Tucson baratinhos; saiba mais

A Receita Federal anunciou que, em 5 de dezembro, vai realizar mais um leilão de produtos perdidos, apreendidos ou abandonados. Entre os lotes que compõem o leilão, estão alguns com eletrônicos, veículos e mais. As propostas serão aceitas a partir de 8h de quinta-feira (27) até 21h de 3 de dezembro.

Como é de praxe, o leilão será totalmente online e aberto a pessoas físicas e jurídicas que contenham cadastro no Sistema de Leilão Eletrônico da Receita, cujo acesso é realizado pelo e-CAC. Para isso, é preciso que o interessado tenha uma conta gov.br nível Prata ou Ouro.

Sistema de leilão é inteiramente eletrônico (Imagem: sisi2017/Shutterstock)

O que tem de destaque neste leilão da Receita?

Alguns dos principais destaques são:

Eletrônicos, como notebooks, smartphones, smartwatches, tablets, videogames, câmeras, entre outros;

Armações e lentes para óculos;

Artigos esportivos;

Itens de pesca;

Máquinas de bordar;

Tecidos e materiais plásticos;

Óleo diesel;

Veículos, como automóveis, caminhonetes, caminhões e ônibus, além de unidades para desmontagem.

Há, em destaque, um Hyundai Tucson 2011/2012 cujo lance mínimo é de R$ 6,3 mil, além de um iPhone 14 saindo a R$ 586. Para conferir, na íntegra, os produtos leiloados, acesse este link. Interessados em visitar os itens devem agendar sua visita, em horário comercial, e comparecer nos locais onde os produtos se encontram entre 27 de novembro e 3 de dezembro.

As mercadorias do leilão estão alocadas nos seguintes municípios paulistas: São Paulo, São Bernardo do Campo, Barueri, Suzano, Santos, Bauru, Santo André, Araraquara, Campinas, Guarulhos, Jacareí e Guarujá. Seus respectivos endereços e telefones para agendamento se encontram no edital do leilão, informado mais acima.

Leia mais:

Como declarar imposto de renda (IR) pela primeira vez na Receita Federal

Leilão da Receita Federal: como acessar e como participar

IRPF 2025: como consultar a restituição do imposto de renda pelo PC ou celular

iPhone 14 está entre os itens leiloados (Imagem: Divulgação)

Funcionamento do leilão e participantes

A Receita esclarece que os lotes são vendidos sem garantia de funcionamento e sob restrição de revenda, ou seja, alguns produtos não podem ser revendidos a terceiros.

Alguns dos lotes, inclusive, aceitam lances apenas de pessoas jurídicas (PJ) e os objetos e produtos podem ter danos, estarem incompletos ou necessitarem de manutenção.

O pagamento é realizado à vista, via emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Os vencedores do leilão terão até 30 dias para retirar o produto arrematado.

Podem apresentar lances pessoas físicas maiores de 18 anos ou emancipadas, inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e com selo de confiabilidade Prata ou Ouro no sistema de identidade digital do Governo Federal, o gov.br;

Já para pessoas jurídicas, é necessário ter cadastro regular no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ou, no caso do responsável da empresa ou de seu procurador, ter selo de confiabilidade Prata ou Ouro no gov.br;

Para participar do leilão basta acessar o Sistema de Leilão Eletrônico por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);

Após, selecione o edital do leilão em questão, escolha o lote e clique em “incluir proposta”;

Lembrando que a Receita não se responsabiliza pelo estado de conservação dos produtos leiloados e também não realiza entregas;

Dessa forma, é necessário retirar os lotes no local indicado em caso de arremate no leilão.

A sessão de apuração dos lances será realizada em 5 de dezembro, às 10h (horário de Brasília). Para mais informações sobre o processo, acesse este link.

Tucson da foto é outro destaque entre os lotes (Imagem: Reprodução/Receita Federal)

O post Leilão da Receita traz iPhone e Tucson baratinhos; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.