A Perplexity está lançando uma nova experiência de compra que une a busca conversacional da IA com o histórico do usuário. A assistente está disponível gratuitamente nos Estados Unidos para desktop e web, com lançamento previsto para iOS e Android nas próximas semanas. Segundo a empresa, a ferramenta de busca pensa como o cliente e oferece opções personalizadas — “em vez de listas genéricas de melhores opções”.
Por exemplo, ao perguntar “Qual a melhor jaqueta de inverno se eu moro em São Francisco e pego balsa para o trabalho?”, a Perplexity encontra resultados que combinam com o trajeto diário do usuário. Com perguntas complementares, como “E botas?”, a ferramenta mantém o mesmo contexto do início ao fim.
“Isto é o que o comércio eletrônico sempre deveria ter sido: uma experiência de descoberta personalizada que reflete o gosto único de cada comprador, combinada com uma ação descomplicada quando ele estiver pronto para comprar. Com a Perplexity, essa realidade começa agora”, afirma o comunicado.
Encurtando caminhos
Perplexity memoriza as buscas anteriores e aprende padrões de uso. Assim, quando o usuário pergunta sobre um abajur hoje, ele encontra opções que combinam com a estética moderna de meados do século XX, e não com o que os anunciantes querem vender primeiro, diz a empresa.
Além disso, Perplexity cria fichas de produtos focadas em perguntas específicas, juntamente com as avaliações necessárias que ajudam o cliente a decidir se compra ou não. “Não perca tempo vasculhando prateleiras digitais: grades infinitas nunca foram a melhor maneira de comprar almofadas decorativas.”
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Parceria com PayPal
As compras podem ser finalizadas no próprio chatbot graças à parceria da plataforma com o PayPal. Os varejistas têm total visibilidade de quem é o comprador, podem processar devoluções, fidelizar clientes e gerenciar o relacionamento pós-compra, exatamente como fariam em seus próprios sites, diz a Perplexity. Após a finalização da compra, é possível continuar a conversa na mesma janela.
“A busca tradicional abrange um público amplo e é otimizada para cliques. Um comprador que passou pelo fluxo de compras personalizado e conversacional da Perplexity tem uma intenção de compra significativamente maior. E com o checkout instantâneo, os varejistas se beneficiam do fato de os consumidores terem menos probabilidade de abandonar o carrinho durante o tempo necessário para concluir a compra”, explica a empresa.
É moda
Vale lembrar que a OpenAI lançou recentemente o recurso de “pesquisa de compras” no ChatGPT, assim como o Google passou a recomendar produtos no Modo IA da Busca. E o discurso de todas é a mesma: promover experiência de compra personalizada. As empresas de IA geralmente recebem uma porcentagem por transações concluídas.
No início do mês, a Amazon exigiu que a Perplexity suspendesse o agente automatizado de compras na plataforma da gigante do e-commerce. A medida foi comunicada por meio de uma notificação extrajudicial, que pode resultar em ação judicial caso o bot — conhecido como Comet — continue a atuar como “personal shopper” para os usuários.
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